11 de setembro de 2019

FIEC divulga resultados de estudos feitos na indústria cearense

O Observatório da Indústria da FIEC lançou, na noite desta terça-feira (11), os resultados dos estudos “Perfis profissionais do futuro” e “Perfil de inovação industrial do Ceará”. Este último é fruto da pesquisa Bússola da Inovação. O presidente da FIEC, Beto Studart, recebeu uma homenagem por sua atuação no sentido de incentivar a pesquisa e a inovação.

Diante da revolução provocada pela Indústria 4.0, que mudou a forma de interação entre os mundos físico e virtual, o meio empresarial e o mercado de trabalho sofrem os impactos das novas tecnologias que surgem. Num futuro nem tão distante, nada será como é hoje.

Estudos apontam para transformações radicais nos processos produtivos e em diversas profissões. Motivada pela intensidade dessas transformações no mundo dos negócios, a FIEC, em parceria com o Sebrae, decidiu lançar luz sobre o assunto.

“Os estudos trazem indicativos importantes, tanto para mudar a forma como as nossas indústrias estão encarando a inovação tecnológica e as práticas que são utilizadas em seus processos produtivos, como também para questões de interesse pessoal”, disse Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria.

A Bússola da Inovação ouviu 417 indústrias em 39 municípios cearenses para traçar o Perfil de Inovação Industrial do Ceará, ou seja, como estão as indústrias cearenses em termos de inovação. Já os “Perfis profissionais de futuro” identificaram os trabalhadores que deverão ser demandados pela indústria cearense até 2035, levando em consideração as transformações científico-tecnológicas e socioeconômicas do mundo.

Lançamento

A FIEC promove nesta quinta-feira (12), às 19 horas, na Casa da Indústria, o lançamento do livro “Movido por ideias – A arte de empreender com inovação”, do industrial Sampaio Filho, presidente do Simec e do Cointec. A obra revela a experiência do autor em meio ao desenvolvimento do ecossistema de inovação cearense e traz várias vivências no Ceará, no Brasil e no mundo.

Beto Studart foi homenageado durante a divulgação do resultados dos estudos feitos pela FIEC

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Negócios