Negócios
22 de novembro de 2019

EM ACARAÚ

Festival do Camarão e Worshop agitam a região da Costa Negra

Festival do Camarão reúne empresários do setor e chefs renomados                              Foto: Divulgação

A cidade de Acaraú recebe, até este sábado (23) o Festival do Camarão da Costa Negra, o Workshop Gastronômico e o Seminário de Indicações Geográficas, que visa mostrar a relevância de capacitação, transmissão de conhecimento e novas tecnologias, para aumentar a geração de emprego e renda.

O evento, promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), abordará temas importantes para a cadeia produtora de camarões no Ceará, como: “Inovações Tecnológicas aplicadas à melhoria da carcinicultura”, “Beneficiamento do pescado, com ênfase na agregação de valor dos produtos à base de camarão”, dentre outros.

Será realizado, ainda o “Dia de campo”, para aproximar os participantes da realidade do dia a dia nas fazendas de criação do crustáceo, atividade com foco no conhecimento prático, de todas as etapas da carcinicultura, desde a maturação, engorda e beneficiamento.

Fazenda de criação de camarões no Ceará

De acordo com José Quintão, Joli Aquicultura, que possui fazendas de criação de camarão em Acaraú e Jaguaruana, o mercado brasileiro absorve a produção cearense, que hoje está em torno de 20 mil toneladas anuais. Grandes redes de supermercados, restaurantes e feiras são os principais consumidores.

“Temos condições de produzir mais. Entretanto tivemos um problema com a doença da mancha branca. Mas os laboratórios que produzem as larvas, estão pesquisando para oferecer animais mais resistentes. Além disso, os produtores estão melhorando a tecnologia aplicada, os níveis de produtividade e acredito que no próximo ano teremos um crescimento de 10% na produção de camarões no Ceará”, prevê José Quintão.

Deixe seu comentário

Siga o @BaladaIN no Instagram