INOVAÇÃO E QUALIDADE

CSP conquista recertificações naval e PED AD2000 para atender o mercado externo

Por Marcelo - Em 1 de setembro de 2021

A Companhia Siderúrgica do Pecém foi aprovada em auditoria para receber a recertificação Naval e PED AD2000 (vasos de pressão), que mantêm a CSP credenciada para fornecer placas de aço para aplicação no mercado de construção naval italiano e para a fabricação de vasos de pressão do mercado europeu.

A auditoria foi realizada pela certificadora internacional RINA (certificação naval para o mercado italiano) e resultou na recomendação, atestando a qualidade das placas de aços e do processo produtivo da siderúrgica cearense.

Placas de aço da CSP são as únicas do Brasil com 300 milímetros                      Foto: Divulgação

O analista de Desempenho e Gestão da CSP, Douglas Feijó, explica que a busca contínua por excelência foi determinante para alcançar os resultados. “O auditor da RINA destacou a segurança que os controles operacionais passam, garantindo alta qualidade do produto final da CSP”, explicou.

As auditorias foram realizadas, em sua maior parte, de forma remota, seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus e o valor da CSP de ter a vida em primeiro lugar. A auditoria da certificadora TUV também seguiu esse modelo híbrido.

“O auditor da certificadora TUV (auditoria de manutenção da certificação PED AD-2000) destacou, na reunião de encerramento da auditoria, que a evolução da maturidade do sistema de gestão da CSP é nítida, tendo em vista que é o 6º ano seguido que ele realiza auditoria aqui”, salientou Douglas Feijó.

Inovação e tecnologia

A CSP é a primeira e única siderúrgica do Brasil, até o momento, que produz placas de aço de 300 milímetros de espessura, que são transformadas em chapas grossas para uso estrutural, principalmente na indústria naval. Em 2020, a CSP desenvolveu 30 aços de alta tecnologia (HTS), chegando a 117 no total.

Outras importantes certificações recentes foram obtidas pela siderúrgica, ampliando as suas possibilidades de mercado. Este ano, a usina recebeu a Certificação de Conteúdo Local ANP, que qualifica a indústria cearense a fornecer placas de aço para a indústria de Petróleo e Gás Natural no Brasil.

A siderúrgica também conquistou a recertificação ISO 14.001:2015, atestando o compromisso da empresa com a proteção ao meio ambiente. O produto CSP conquistou ainda as certificações de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business