Negócios
19 de novembro de 2019

DESENVOLVIMENTO

Consórcio Nordeste e França firmam acordo de cooperação ambiental e de sustentabilidade

Camilo Santana fala durante evento realizado na AFD          Foto: Divulgação

Os governadores do Nordeste seguem na Missão à Europa e discutiram, nesta terça-feira (19) o financiamento de projetos para o desenvolvimento sustentável da região, com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em Paris.

Foram tratadas linhas de crédito para investimentos nas áreas de sustentabilidade e agricultura familiar. Afinal, o Nordeste possui 3,9 milhões de estabelecimentos agrícolas, sendo 77% da agricultura familiar, enquanto o Ceará conta com 394 mil estabelecimentos – 75,5% classificados com agricultura familiar (297 mil).

“A AFD tem atuado no Brasil, inclusive com projetos no Ceará e no Nordeste, e queremos ampliar essa parceria. Dentre as propostas apresentadas, sugeri um projeto de abastecimento d’água das comunidades rurais em conjunto para o Nordeste, nas regiões que mais sofrem com a escassez”, disse o governador Camilo Santana.

Desenvolvimento de novas parcerias foi discutido

A agenda ambiental foi o tema principal dos nove governadores e a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson, com quem assinaram uma carta de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidades sustentáveis.

O documento prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade e mobilidade sustentáveis. As formas de cooperação podem incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências nas áreas citadas.

“Trocar experiências com a França em relação à preservação do meio ambiente e no apoio ao desenvolvimento sustentável será muito importante para o Nordeste. Não tenho dúvidas de que essa parceria se consolidará também em outras áreas”, disse governador do Ceará.

Os governadores nordestinos ainda foram recebidos pelo ministro da Europa e de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, a quem apresentaram o potencial da região para investimentos estrangeiros e Le Drian sinalizou a possibilidade de novas parcerias nas áreas de saúde e agricultura familiar.

“Estamos cada vez mais conectados com a França e com outros países da Europa. Essa missão abrirá portas para novos investimentos na região e na realização de parcerias em áreas como energias renováveis, gás, turismo, desenvolvimento urbano, portos e aeroportos. O Nordeste cresce acima do Brasil e tem muito potencial em todos esses setores”, afirmou Camilo Santana.

Nesta quarta-feira (20) os governadores nordestinos cumprem agenda em Roma, para uma série de reuniões, encerrando a Missão à Europa, na quinta e sexta-feiras, durante encontros de negócios com empresários e representantes do governo alemão, em Berlim.

Governadores assinaram carta de cooperação em Paris

Deixe seu comentário

Siga o @BaladaIN no Instagram