25 de agosto de 2020

TENDÊNCIA POSITIVA

Confiança do Comércio sobe pela quarta vez consecutiva, afirma estudo da FGV

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou uma alta da 10,5 pontos na passagem de julho para agosto, atingindo a marca dos 96,6 pontos, numa escala que vai de 0 a 200. Trata-se da quarta expansão seguida e revela uma recuperação de 92% da confiança perdida na pandemia do novo coronavírus.

Maurício Filizola comemorou o crescimento seguido do ICC                      Foto: Portal IN News

E a elevação do ICC aconteceu em seis importantes segmentos do comércio, como o de situação atual segundo o empresariado, que atingiu 102 pontos (alta de 13,6), bem como o de expectativas, que revela a confiança no futuro e chegou a 91,3 (expansão de 6,8 pontos).

De acordo com o presidente da Fecomércio-CE, os números da FGV demonstram que, gradativamente, o setor vai recuperando a sua pujança, pois é responsável por uma série de postos formais de trabalho e movimenta a economia de forma muito impactante.

“Isso mostra que o mercado é resiliente e no momento que aparece uma opção de crescimento, ele segue adiante.
Alguns setores já estão apresentando falta de produtos, como o de materiais de construção e de veículos, por exemplo. É certo que havia uma demanda reprimida, mas isto é um bom sinal”, disse Maurício Filizola.

O presidente da entidade ressaltou que quando este índice se aproxima de 100, é muito positivo, pois mostra que a economia está seguindo uma tendência de crescimento, de maneira consecutiva, graças também aos esforços dos governos estadual e federal.

“Precisamos divulgar essas boas notícias, pois o comércio e a indústria necessitam que a economia volte a se expandir, para garantir a recuperação do setor produtivo e do varejo cearenses. E estamos prontos para dar a nossa contribuição nesta retomada”, concluiu Maurício Filizola.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business