NEGOCIAÇÕES GLOBAIS

CIPP S/A fecha parceria com porto e Zona Franca de Sohar, no Oriente Médio

Por Marcelo - Em 21 de junho de 2021

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém assinou um Termo de Cooperação com o Porto e Zona Franca de Sohar, localizado em Omã, no Oriente Médio. O objetivo principal é absorver as melhores práticas operacionais e realizar a prospecção de novos negócios internacionais, trazendo mais desenvolvimento para o Ceará.

O acordo prevê a cooperação comercial e técnica entre os terminais industriais e portuários, que têm, ambos, o Porto de Roterdã como um de seus acionistas. Situado entre Muscat e Dubai, em uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, de frente para o Mar da Arábia, Sohar é um dos portos que mais crescem no planeta, tendo acumulado investimentos superiores a US$ 26 bilhões.

Parceria entre os complexos portuários e industriais de Pecém e Sohar devem gerar negócios globais                  Foto: Divulgação

“Parcerias internacionais, como essa com o Pecém, nos permite consolidar conhecimentos que nos ajudam a fortalecer e expandir nossa rede portuária mundial, promovendo a competitividade econômica”, disse Mark Geilenkirchen, CEO de Sohar, que assinou o documento de cooperação mútua junto com o vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst, em cerimônia online.

Mark ressaltou que Sohar tem muito interesse em aprender a logística utilizada pelo Porto do Pecém para a exportação de alimentos, em especial as frutas, que partem do terminal brasileiro para diversos países ao redor do mundo. Ele lembrou, ainda, que Sohar já possui um forte laço com o Brasil, tendo em vista que é lar de um dos maiores terminais de minério do mundo, construído para as operações da Vale.

“O Brasil é um grande player nas exportações de alimentos, o que faz o Complexo do Pecém ser uma adição muito bem vinda ao nosso próspero cluster de alimentos. Ao mesmo tempo, ao mostrar o incrível sucesso que a Vale alcançou em Omã nos últimos dez anos, isso nos permitirá demonstrar às empresas brasileiras as vastas oportunidades que Sohar tem a oferecer”, completou Mark Geilenkirchen.

Segundo o presidente do CIPP S/A, Danilo Serpa, o relacionamento com o Porto de Roterdã, iniciado em 2018, abriu muitas oportunidades para o Ceará, incluindo a nova parceria com Sohar. Para ele, o permitirá que o Porto do Pecém, que possui localização estratégica, crie uma conectividade importante entre Europa e Ásia, aproveitando assim todo o potencial do Oriente Médio.

Danilo Serpa acredita num futuro muito promissor desta nova parceria

“Somos um complexo industrial e portuário pioneiro no Brasil, pois possuímos a única ZPE em operação no País, inclusive exportando placas de aço para mais de 20 países. Sohar está estrategicamente localizado em uma rota de comércio global, que conecta a Europa e a Ásia, e pode nos proporcionar uma conectividade incomparável, ajudando-nos a aproveitar o enorme potencial da região do Oriente Médio. Esperamos conectar Brasil e Omã com os dois portos e assim agregar valor à nossa base de clientes compartilhada, bem como atrair mais investimentos para o Complexo do Pecém”, comemorou Danilo Serpa.

O acordo entre Pecém e Sohar permitirá que os complexos industriais e portuários avancem de forma colaborativa suas operações marítimas e logísticas globais, cumprindo uma série de objetivos compartilhados. Inclusive a exploração de oportunidades de negócios conjuntas, o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias para Hidrogênio Verde (H2V) e outras energias renováveis.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business