22 de junho de 2020

SUSTENTABILIDADE

Complexo do Pecém conclui instalação de micro usina de energia solar fotovoltaica de 106,4MWh

O Complexo do Pecém  já está com a sua micro usina de energia solar instalada, com 189 módulos fotovoltaicos com capacidade de gerar até 104,6MWh de energia elétrica, por ano, para seu Bloco de Utilidades e Serviços (BUS), que tem o consumo médio anual de 148,8MWh.

Painéis solares cobrem parte do estacionamento de bloco do CIPP                 Foto: Divulgação

Trata-se do planejamento estratégico do Complexo de buscar cada vez mais o desenvolvimento sustentável. No novo equipamento foram investidos R$ 400 mil para resultar em uma economia de aproximadamente R$ 84 mil/ano em energia elétrica. A expectativa é que em 4,7 anos, o investimento na usina traga o retorno esperado.

“A geração de energia elétrica através de fontes renováveis já é uma realidade no nosso cotidiano, o aproveitamento energético através de recursos naturais é regulamentado pela norma da Aneel nº 482. Ao final do período de pay-back, o custo fixo relativo à energia elétrica do nosso BUS será reduzido em 70%”, disse Fábio Abreu, diretor Executivo de Engenharia do Complexo do Pecém.

O projeto também desenvolve a cultura da inovação através da utilização de uma fonte renovável de energia, melhorando a qualidade das instalações e resultando em conforto aos usuários, já que os módulos de captação proveem sombra em parte do estacionamento do BUS.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business