20 de maio de 2020

LIDE LIVE CEARÁ

César Ribeiro destaca a Indústria 4.0 e o agronegócio na retomada econômica

O secretário especial para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, César Ribeiro, será um dos participantes da LIDE Live Ceará, que será realizada nesta quinta-feira (21), a partir das 12h30, tendo como tema: “O futuro da globalização: comércio multilateral e perspectivas futuras”.

César Ribeiro disse que Brasil tem de aumentar a competitividade         Foto: Portal IN News

Ele afirmou que sua expectativa com relação ao que possa acontecer nos próximos meses é que o Brasil deverá olhar para o programa de Indústria 4.0, melhoria da competitividade. “Afinal, países produtores de insumos como China e Índia, devem retornar muito agressivos. E a pandemia foi um sinal de alerta da dependência dos países asiáticos. Uma pesquisa recente mostrou que apenas 10% do que é produzido nos Estados Unidos, efetivamente é fabricado lá”, disse.

Acredita que, inclusive pelos processos de internacionalização de mercado, deverá ocorrer um aumento das desigualdades. “No Brasil, vamos sofrer com o processo de reindustrialização. Será necessário um investimento muito forte do Governo Federal para ajudar nesse processo da indústria nacional, para que não fiquemos dependentes de insumos vindos do exterior”, destacou.

Como uma espécie de alento, diz que o agronegócio brasileiro poderá ajudar o País a sair dessa pandemia, pois tem registrado recordes seguidos na produção de grãos devido a um solo extremamente fértil, grande extensão territorial e novas tecnologias que têm gerado um forte incremento nos volumes produzidos.

E lembrou que o mundo entrou numa forte recessão, portanto é difícil prever quando o turismo poderá voltar a índices razoáveis. “Haverá uma mudança de comportamento, pois as pessoas vão rever diversas questões e termos queda de rendimentos. Apesar delas estarem ávidas por viajar, encontrar parentes e amigos, conhecer lugares, existem prioridades, não deverá haver férias escolares. O Ceará é um destino extraordinário, mas precisamos ver como a situação ficará, quando tudo isso passar”, completou César Ribeiro.

O evento virtual será transmitido pela plataforma Zoom, sendo exclusivo para filiados do LIDE Ceará e convidados. Quem também participará das discussões é o CEO do LIDE China, José Ricardo dos Santos Luz Júnior. O debate será conduzido pela presidente da entidade que reúne os principais líderes empresariais cearenses, Emília Buarque.

Mais notícias

Ver tudo de Negócios