PRIMEIRO TRIMESTRE

Ceará registra expansão de 200% no total de fusões e aquisições no Nordeste

Por Marcelo - Em 24 de junho de 2021

O Nordeste registrou 14 transações de fusões e aquisições no primeiro trimestre deste ano, uma queda de cerca de 33% na comparação com semelhante período do ano passado, quando foram registrados 21 negócios. Apesar disso, o Ceará registrou a maior expansão nos três primeiros meses de 2021, com alta de 200% frente ao resultado obtido de janeiro a março de 2020.

Ceará registrou três operações do tipo este ano, frente ao 1TRI2020                Foto: Divulgação

Em 2020, a região teve 77 negócios concretizados ao longo do ano. Os dados constam da pesquisa da KPMG realizada trimestralmente. Segundo o relatório, de janeiro a março deste ano, foram realizadas operações na Bahia e Pernambuco (cinco cada), Ceará (três) e Piauí (uma). Já no primeiro trimestre do ano passado, houve fusões e aquisições em Pernambuco (nove), Bahia (cinco), Maranhão (duas), Ceará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe , todos com uma transação cada.

“O destaque foi o Ceará, que teve um crescimento considerável no número de fusões e aquisições no primeiro trimestre deste ano. Além disso, apesar da queda no total da Região Nordeste, a perspectiva é positiva e há expectativa de melhora ao longo de 2021 em função, principalmente, do aumento da proporção de pessoas imunizadas contra a Covid-19, o que vai acelerar a retomada da economia”, afirmou Paulo Ferezin, sócio da KPMG responsável por mercados e clientes para as regiões Norte e Nordeste.

Hapvida anunciou que pretende fundir suas operações com o Grupo NotreDame Intermédica

Dentre as operações de M&A anunciadas nos primeiros meses deste ano no Ceará, duas se destacam. A fusão entre os negócios do Sistema Hapvida e o Grupo NotreDame Intermédica, que deve gerar uma gigante do setor de planos de saúde com valor de mercado superior a R$ 110 bilhões. A outra, mais recente, foi a aquisição da Extrafarma pela Pague Menos, fazendo da empresa cearense a segunda maior rede farmacêutica do Brasil, com mais de 1.500 lojas e cerca de 7% de market share nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business