13 de janeiro de 2020

Recorde

Ceará bate recorde na redução de roubos de cargas em 2019

Ffe8e6c9 0fd7 4e9a 85f2 Ccd11be8e570

Monitoramento

Fruto de uma política acertada do governador Camilo Santana, mais um indicador criminal obteve um balanço positivo no Ceará, em 2019. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) contabilizou uma redução de 63% nos roubos de cargas em 2019, caindo de 244 casos para 90 durante os últimos 12 meses. Assim como o roubo de veículo, que também fechou o ano com 45% de queda em relação a 2018, esse recorte está inserido no Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP), que chegou ao seu 31° mês seguido de retração.

No Ceará, nós utilizamos a política de combate à mobilidade do crime, que se alicerça em três pilares. O primeiro é a tecnologia, por meio do Spia (Sistema Policia Indicativo de Abordagem), que é a ferramenta que integra todas as câmeras e sensores do estado e utiliza técnicas de inteligência artificial para entregar informações em tempo real às Polícias Civil e Militar. O segundo pilar é a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), que por meio do monitoramento também em tempo real, juntamente com a Polícia Militar, consegue dar respostas rápidas aos crimes em andamento, conseguindo um bom resultado com prisões e apreensões. E o terceiro é a parte de investigação, especialmente por parte da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, que consegue fazer um grande trabalho sobre os grupos criminosos, mapeando os pontos sensíveis do Estado e direcionando os esforços visando a desarticulação desses esquemas ilícitos”, explica o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)..

Assim como os indicadores dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que fecharam 2019 com o melhor índice da década, os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que englobam os roubos em geral, também encerraram o último ano com estatísticas positivas. Em dezembro, por exemplo, o CVP chegou ao seu 31° mês de queda. Um dos seus recortes é o roubo de veículo, que reduziu em 45% se comparado a 2018, indo de 9.319 carros e motos roubadas para 5.128. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Detalhe: essa foi a melhor redução nos roubos de veículos em sete anos.

Mais notícias

Ver tudo de Negócios