21 de agosto de 2020

SEMANA FESTIVA

Cândido Albuquerque completa um ano à frente da UFC com muitas realizações

O reitor Cândido Albuquerque completará um ano de gestão à frente da UFC neste sábado (22) e realizará as comemorações no decorrer da próxima semana, com uma série de inaugurações e implantação de novas iniciativas realizadas por sua equipe.

Cândido Albuquerque fará um balanço do primeiro ano de gestão        Foto: Portal IN News

Na segunda-feira, às 9 horas, haverá a inauguração oficial das quatro usinas fotovoltaicas na UFC, que produzirão 970 MWh de energia limpa por ano, gerando uma economia anual estimada em R$ 500 mil.

Na terça-feira, Cândido Albuquerque realizará o lançamento, em seu gabinete, também às 9 horas, de três ações que objetivam melhorar a gestão, reduzir a burocracia e garantir a transparência. A primeira é a plataforma na qual qualquer cidadão poderá acompanhar os indicadores estratégicos da Universidade.

Na quarta haverá a solenidade de alocação de R$ 27 milhões de recursos federais destinados a 32 ações, que incluem obras e compra de equipamentos e insumos para a UFC. Este é o maior pacote de investimentos da Universidade dos últimos quatro anos e será destinado à conclusão de obras que estavam paradas (algumas desde 2013).

A verba foi obtida a partir das articulações do reitor com o Ministério da Educação e de alocações no próprio orçamento de investimento da UFC. O evento será às 9 horas, no Gabinete do Reitor.

Na quinta será inaugurado o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, uma estrutura com 2.000m² no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e será uma ferramenta importante para dinamizar as relações da Universidade, democratizar o conhecimento e abrir oportunidades para estudantes, professores e a sociedade.

Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC, porta aberta ao setor produtivo

A iniciativa privada terá como porta de entrada na UFC o escritório de projetos, que recebe demandas do setor produtivo e encaminha para a respectiva área. O condomínio também reúne o ecossistema de startups da UFC, estimulado por bolsas de inovação e por áreas de coworking, além da diretoria do Parque Tecnológico, responsável por incubar startups inovadoras.

No mesmo prédio estarão a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica e espaços para instituições do setor produtivo, como FIEC, Sebrae Ceará e Fecomércio-CE. Além do futuro Centro de Referência à Inteligência Artificial da UFC, que reúne vários grupos de pesquisa desse campo de conhecimento e já tem seu primeiro convênio com a Universidade de Nankai.

“Este vem sendo um ano de muito dinamismo nas decisões, inúmeros desafios e inovação. Durante os próximos dias, prestaremos contas à comunidade acadêmica e à sociedade de tudo o que vem sendo realizado neste primeiro ano de administração”, afirmou Cândido Albuquerque.

Veja o vídeo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Business