Negócios
20 de novembro de 2019

PROPOSTA NA ITÁLIA

Camilo defende projeto integrado para abastecer todo o Nordeste

Camilo defende o fim da Operação Carro-Pipa na Região Nordeste                                                 Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana sugeriu a criação de um projeto integrado de abastecimento d’água para todo o Nordeste, com o objetivo de encerrar a utilização de carros-pipa na região, além do reuso de água para a produção, que poderá gerar a economia de até R$ 1 bilhão aos cofres da União.

Isso ocorreu nesta quarta-feira (20), em Roma, durante o terceiro dia da Missão à Europa do Consórcio Nordeste, que levou os nove governadores nordestinos ao Velho Continente, para divulgar as potencialidades e atrair novos investimentos internacionais para a região.

Nesta manhã eles se reuniram com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da ONU. “A ideia é um projeto inovador integrado para o Nordeste, com diversos fundos internacionais e o Governo Federal, de abastecimento e reuso d’água para a produção, que pudesse eliminar a médio prazo a Operação Carro-Pipa. Uma ação importante para garantir o acesso à água e ao mesmo tempo reutilizá-la para a produção. É inadmissível que em pleno 2019 ainda existam tantas regiões dependentes dos carros-pipa”, afirmou Camilo.

Os integrantes do Consórcio Nordeste também se reuniram com a vice-ministra de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Itália, Marina Sereni. “Tratamos sobre investimentos italianos que já existem nos estados nordestinos, e sobre a possibilidade de novos negócios e cooperação entre a Itália e o Nordeste”, disse Camilo Santana.

Os governadores nordestinos estiveram, ainda, com o ministro da Economia da Itália, Roberto Gualtieri. E participaram de um encontro com cerca de 40 empresários italianos da Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria).

Na oportunidade trataram sobre investimentos para a região em áreas como energias renováveis; metalomecânica e automotiva; infraestrutura; transporte e tecnologia da informação, entre outras. Amanhã o grupo segue para a Alemanha, onde encerra a programação na sexta-feira, em Berlim.

Reuniões na Itália debateram as oportunidades que existem no Nordeste brasileiro

Deixe seu comentário

Siga o @BaladaIN no Instagram