SOLICITOU INFORMAÇÕES

ButanVac recebe autorização da Anvisa para iniciar etapa de testes em humanos

Por Marcelo - Em 9 de junho de 2021

A vacina ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com um laboratório norte-americano, recebeu nesta quarta-feira (9), a autorização da Anvisa para dar o start à realização de testes clínicos em pessoas, do imunizante contra a Covid-19.

Dimas Cova e João Dória, durante a apresentação da ButanVac                         Foto: Divulgação

A agência reguladora exigiu, no entanto, que o instituto apresente alguns dados referentes aos testes em laboratório, antes que o imunizante passa a ser aplicado em fase experimental, nos voluntários que se cadastraram para este processo.

Com o início da aplicação de doses da ButanVac em humanos, serão realizadas as fases clínicas do estudo sobre eficácia e possíveis reações adversas do imunizante. A autorização da Anvisa será publicada no Diário Oficial da União de amanhã.

Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, estima-se que estas duas fases sejam cumpridas de modo acelerado, a fim de que a ButanVac seja produzida em larga escala e até o fim deste ano cerca de 40 milhões de doses possam ser entregues.

Covas ressaltou, ainda, que a ButanVac tem sua tecnologia desenvolvida nos Estados Unidos, mas terá a totalidade de seus insumos produzidos no Brasil, numa fábrica do Butantan na qual são produzidas imunizantes contra a gripe.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business