INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

BNB financia projeto que cria barreira digital e combate a propagação da Covid

Por Marcelo - Em 27 de maio de 2021

Construção de barreiras sanitárias digitais utilizando visão computacional e técnicas de inteligência artificial destinadas a identificar riscos de contágio do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), em ambientes públicos e privados. A inovação é uma tecnologia de monitoramento de pessoas criada pela RAV Soluções Tecnológicas Ltda ME, sediada em Fortaleza.

Câmeras térmicas vão monitorar a temperatura corporal das pessoas             Foto: Divulgação 

A empresa foi selecionada no Edital de Apoio à Inovação para Combate ao Novo Coronavírus, lançado pelo Banco do Nordeste, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação. O produto constitui uma estrutura inteligente de hardware e software, capaz de verificar parâmetros e padrões exigidos como boas práticas para manter a pandemia sob controle.

São exemplos a detecção de uso de máscaras, manutenção ou não de distanciamento social, temperatura corporal por meio de câmeras especiais, dentre outros aspectos que podem ser controlados. Com expertise em sistemas embarcados, desenvolvimento de hardware, aplicações de IoT (Internet das Coisas) e indústria 4.0, a RAV recebeu do BNB, via Fundeci, apoio de R$ 243,5 mil, em caráter não reembolsável, para o projeto.

A iniciativa segue a lógica do edital de fomentar o desenvolvimento de soluções que contribuam para a pesquisa e inovação no combate à doença e aos seus efeitos sobre o sistema de saúde, do bem estar social e produtivo.

Para Victor Martins, coordenador geral do projeto e CEO da RAV Soluções, os recursos são imprescindíveis. “O apoio do Banco do Nordeste está sendo fundamental para o desenvolvimento da tecnologia, que se encontra na fase de testes em laboratório e, em breve, será testada nas instalações de duas grandes empresas que já manifestaram formalmente o interesse na implantação da inovação”, salientou.

Lançado em abril de 2020, o edital BNB/Fundeci destinou recursos, no valor de R$ 5 milhões, para micro, pequenas e médias empresas, a título de subvenção econômica e em caráter não reembolsável, visando apoiar projetos para o desenvolvimento de ferramentas de prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business