SUCESSO NA CHAPADA

Alexandre Sales comemora a elevada produtividade do trigo obtida no Ceará

Por Marcelo - Em 11 de setembro de 2020

Uma parceria realizada entre os empresário Alexandre Sales, da Santa Lúcia Alimentos; a Embrapa Trigo e a Agrícola Famosa, resultou na primeira colheita de trigo na região da Chapada do Apodi, na divisa com o Rio Grande do Norte, numa área de cinco hectares, cujos resultados foram muito positivos.

Alexandre Sales ficou muito satisfeito com o resultado obtido                       Foto: Divulgação

“Concluímos hoje nossa primeira colheita de trigo no Ceará. Um marco histórico para a economia do Estado do Ceará e para nosso negócio de trigo e derivados. Um time de duas empresas (Santa Lúcia Alimentos e Agrícola Famosa) que acreditaram nessa loucura e que deu certo”, comemorou Alexandre.

Segundo o entusiasta da ideia, que há anos vinha pesquisando, junto com a Embrapa, uma variedade do cereal adaptada a locais de clima quente. “Colhemos 5.300 quilos por hectare na área plantada e em apenas 75 dias. Se compararmos a plantios de outras regiões, temos no Sul 2.400 kg por hectare e no cerrado algo em torno de 5.500 kg/ha mas com uma duração entre 140 a 180 dias”, comemorou o empresário cearense.

Área plantada de trigo no Ceerá deve ser expandida em 20 vezes até 2022

E destacou que é possível melhorar, e muito, essa produtividade com maior acompanhamento e ajustes na cultura. “Podemos, sim, dizer que foi um sucesso, não só pela produtividade mas também pelo prazo de duração do plantio até a colheita. Agora é partir para grandes volumes e maior produtividade. Agradeço aos que vibraram e torceram com a gente”, completou Alexandre Sales.

A expectativa para o futuro, tendo em vista os excelentes resultados obtidos na colheita, é ampliar a área plantada de cinco para 100 hectares até 2022, sempre em parceria com a Agrícola Famosa, com um investimento de cerca de R$ 400 mil nesse período.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business