27 de novembro de 2019

NATAL DE LUZ

Ação ambiental troca garrafas plásticas por mudas de plantas

Posto de troca por mudas está instalado na Praça do Ferreira                                                              Foto: Divulgação

As ações ambientais estão presentes no Ceará Natal de Luz, que tem uma vasta programação artístico-cultural. A partir desta quarta-feira, 27, e até o último dia do evento natalino, 23 de dezembro, quem for à Praça do Ferreira, poderá trocar garrafas plásticas por mudas frutíferas, ornamentais e medicinais. A meta é distribuir 100 mil plantas este ano.

Além de retirar e reciclar as garrafas que seriam jogadas no meio ambiente, a ação do Ceará Natal de Luz contribui para o reflorestamento. “Temos uma parceria com a Seuma, doamos 24 mil mudas a eles, que repassam à população e se encarregam de tomar nota para onde vai cada exemplar, fazem uma ficha do destinatário, tudo organizado. Já as garrafas recolhidas são doadas à Enel e revertidas em créditos de energia para a Associação Nossa Casa Mãe África, que cuida do Coral da Luz”, diz Assis Cavalcante, coordenador geral do Ceará Natal de Luz e presidente da CDL de Fortaleza.

Ele ressalta ainda que o Natal, uma festa tão popular e aguardada no calendário da cidade, é o momento para impulsionar transformações. “Nossa contribuição é para a construção de um ciclo de aprendizado para essa nova geração. O meio ambiente precisa de ações no presente”.

Mudas de diversas espécies podem ser trocadas por garrafas plásticas para reciclagem

O posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais funciona na Praça do Ferreira, de segunda a sábado, das 8 às 19 horas, e nos domingos, de 16 às 19 horas.

Para receber uma muda, as pessoas devem levar uma garrafa pet de dois litros, duas de um litro ou ainda três de 500 ml. Entre as espécies disponibilizadas estão caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí, ipê e cidreira.

Mais notícias

Ver tudo de Negócios