5 de abril de 2021

Leão de Ouro

Lina Bo Bardi recebe premio na Bienal de Veneza

5093da65 9b40 4f44 A92c 22c37bac40b7

Lina Bo Bardi

Pela indicação de Hashim Sarkis, curador da Biennale Architettura 2021, Lina Bo Bardi receberá o prêmio Leão de Ouro Especial pelo conjunto de suas conquistas in memorian da 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, prevista para abrir ao público no dia 22 de maio.

“Se há uma arquiteta que melhor encarna o tema da Bienal de Arquitetura 2021 é Lina Bo Bardi. Sua carreira como designer, editora, curadora e ativista nos lembra o papel do arquiteto como organizador e, mais importante, como construtor de visões coletivas. Lina Bo Bardi também exemplifica a perseverança da arquiteta em tempos difíceis, sejam guerras, conflitos políticos ou imigração, e sua capacidade de permanecer criativa, generosa e otimista o tempo todo. (…). Em suas mãos, a arquitetura torna-se verdadeiramente uma arte social que convoca. O Leão de Ouro especial pelo conjunto de suas conquistas é um reconhecimento há muito esperado por uma carreira ilustre que se estendeu entre Itália e Brasil, por uma mulher que simplesmente representa o arquiteto em seu melhor.”, disse Hashin Sarkis.

5b50dfc0 85d7 47a7 Ac8c 7f61b4248c80

MASP – Projeto de Lina Bo Bardi

Bo Bardi e seu reconhecimento também foi aprovado pelo Conselho de Administração da Bienal de Veneza, que publicou:

“Esperamos que a edição de 2021 de La Biennale – em vez de aumentar sua popularidade como um ícone da arquitetura – ajude a contextualizar e comunicar ainda melhor a profundidade da visão crítica de mundo de Lina Bo Bardi: sempre cuidando dos menos representados culturalmente, sempre consciente da importância da diversidade na arte e na arquitetura, e comprometida com uma abordagem multidisciplinar da arquitetura, reunindo pessoas de diferentes contextos. O Leão de Ouro Especial de 2021 ressoa com o impacto das palavras da própria arquiteta: a vida e a obra de Lina Bo Bardi não são do passado, mas ainda muito do presente. Na verdade, elas parecem mais relevantes hoje do que nunca, marcos do patrimônio arquitetônico e humano.”

Ainda que postumamente, Lina Achillina Bo, uma das mais importantes arquitetas da história brasileira receberá o estimado prêmio pelo conjunto de sua obra.

0fa5621b Caa1 4218 8831 9c5b46a4f5c8

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle