30 de janeiro de 2020

ALERTA

Sesa lança nota técnica orientando profissionais da saúde sobre o Novo Coronavírus

Luiz Henrique Mandetta

Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Divulgação)

Após o pronunciamento do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, realizado ao vivo na tarde de ontem, quarta-feira (29), informando sobre nove casos suspeitos de coronavírus no país, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), emitiu uma nota técnica orientando profissionais da área sobre o novo vírus.

O Ceará notificou um caso suspeito ontem, no município de Sobral, mas segundo informações da Sesa, ele foi atendido, medicado, e segue internado em observação e isolamento respiratório. Ainda de acordo com a pasta, o quadro clínico dele é estável.

Image

Dr. Cabeto. (Foto: Divulgação)

O titular da Sesa, Dr. Cabeto, declarou que as amostras de sangue do suspeito devem ser levadas ainda hoje, quinta-feira (30), para serem analisadas no laboratório da FioCruz, no Rio de Janeiro. Sobre o resultado, ele sinaliza que, “em tese, é 24 horas depois que as amostras chegam lá”.

Além deste no Ceará, mais oito casos suspeitos estão em investigação, sendo: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), São Paulo (3) e Paraná (1). No entanto, nenhum deles foi confirmado até o momento.

O Resultado Emitido, Poderá Sair Em Até 24 Horas.

O resultado emitido, poderá sair em até 24 horas. (Foto: Divulgação)

Sobre a transmissão:
A transmissão do vírus ocorre por contato com a saliva de quem está doente, por meio de espirro, tosse, secreção ou ao tocar um objeto contaminado. Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Mais notícias

Ver tudo de IN Loco