18 de novembro de 2020

Reconhecimento

Jurandir Picanço Júnior é homenageado no PROENERGIA 2020

O consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Jurandir Picanço Júnior, será homenageado com o Troféu Proenergia 2020, nesta quinta-feira (19/11), na abertura do evento Proenergia – uma realização do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia Ceará), com apoio da FIEC e patrocínio master do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Patriolino Dias e Jurandir Picanço

Patriolino Dias e Jurandir Picanço

Jurandir Picanço foi engenheiro, diretor e presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce) até a sua privatização. Foi também professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, conselheiro de Administração da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e presidente da Agência Reguladora do Ceará (Arce).

Atualmente, além de consultor de Energia da FIEC, e presidente da CSRenováveis/CE (Adece), Jurandir também é conselheiro consultivo da ABSOLAR e membro da Academia Cearense de Engenharia (ACE).

Nas diversas atividades exercidas, Jurandir Picanço sempre esteve ligado ao desenvolvimento de energias renováveis, sendo um dos responsáveis pelas primeiras iniciativas do Estado do Ceará no desenvolvimento da energia eólica. Destas iniciativas, pode-se destacar as primeiras medições dos recursos eólicos no Estado e a primeira licitação de energias renováveis do Brasil.

Até hoje, Picanço continua contribuindo intensamente para o desenvolvimento do setor, como na Rota Estratégica de Energia da FIEC, nos planos da Câmara Setorial, no novo Atlas Eólico e Solar do Ceará, nos eventos do ‘Energia em Pauta’ e ‘Proenergia’, na geração eólica offshore, na expansão das linhas de transmissão de energia, na geração distribuída, além de colaborar com o próprio desenvolvimento do Sindienergia Ceará.

“A homenagem é justa e oportuna, por tudo que o Dr. Jurandir Picanço já realizou e continua realizando pelo setor de energias renováveis para o Ceará e para o Brasil. Lá atrás, na década de 80, por exemplo, Jurandir contribuiu na primeira licitação comercial de energias renováveis, e hoje, continua atuando fortemente para o desenvolvimento do nosso setor”, salientou o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim.

Para o homenageado, é um enorme prazer ter sido escolhido para receber a comenda. “Tendo completado 55 anos no setor de energia, é fácil entender o quanto me envaidece essa honraria. Nessa longa trajetória, foram muitos êxitos, alguns tropeços, mas o principal, o grande número de amigos que cultivamos no exercício profissional. Minha gratidão aos amigos que me concederam as oportunidades ou que colaboram em suas realizações. Sinto-me extremamente honrado com essa homenagem”, disse Jurandir Picanço.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda