10 de agosto de 2020

O BRINCAR E A CIDADE

III Mostra do Brincar acontece virtualmente e aborda o direito das crianças no contexto urbano

Pensar o brincar a partir do processo de organização e participação social que possibilite definir o uso do espaço urbano é mergulhar no conceito que define o Direito à Cidade.

Essa discussão leva à reflexão de qual cidade está sendo construída, a partir do seu centro e de suas margens para atender às especificidades da infância.

Com base nisso, diversas instituições e movimentos firmaram parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) para apresentar a III Mostra do Brincar, que acontece dos 20 a 23 de agosto, com o tema “O brincar e o direito à cidade”.

A iniciativa será realizada em plataforma online, pelos canais do YouTube e Facebook da Secult, do Coletivo Camaradas e do Theatro José de Alencar. A Mostra será constituída de web debates com profissionais das áreas da pedagogia, artes, direito, educação física, geografia, administração, arquitetura, urbanismo e ativistas comunitários, além de apresentações artísticas e oficinas.

O objetivo é reconhecer a brincadeira como instrumento de desenvolvimento intelectual, motor, social e emocional da criança. “É nesse contexto, voltado para discutir a cidade com um olhar para a infância, que possa ser norteado pela transversalidade de uma cidade lúdica, educativa, criativa, leitora e acessível para as crianças, como elemento parte do processo de humanização e emancipação que realizamos esta atividade”, destaca Alexandre Lucas, coordenador da Mostra do Brincar.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda