7 de agosto de 2020

GENTILEZA URBANA

Dias de Sousa entrega nova praça à população de Fortaleza neste sábado

A Dias de Sousa Construções coloca à disposição da população neste sábado (8), um novo ambiente de interação e convivência em Fortaleza, a Praça Dias Melhores. Fruto de uma iniciativa com o ateliê de arquitetura e urbanismo Estar Urbano, está situada na Rua Coronel Jucá, esquina com Beni de Carvalho, endereço que irá abrigar o próximo lançamento imobiliário da construtora.

Praça Dias Melhores será o novo espaço de convivência da Capital                Foto: Divulgação

Atualmente, a cidade vive uma tendência contínua da queda de casos e óbitos, além da estabilidade dos números. E a Praça Dias Melhores se apresenta como uma alternativa para a retomada da convivência social, por ser um espaço amplo, ao ar livre e ventilado, onde é possível conciliar o uso coletivo e a segurança para a saúde das pessoas.

De acordo com o diretor Executivo da Dias de Sousa Construções, Patriolino Dias, o objetivo é tornar útil o terreno adquirido para a construção do empreendimento entre o período de aquisição e o início das obras. “Esse intervalo dura em torno de um ano e meio, então queremos oferecer mais uma opção de espaço de convivência para os fortalezenses”, afirmou.

O projeto foi dividido em três etapas: sentir, projetar e conectar. Na etapa Sentir, foi realizada uma pesquisa na vizinhança para identificar as necessidades dos moradores do bairro, compreender a dinâmica local, bem como seus aspectos físicos e ambientais.

Os dados apurados foram utilizados na etapa Projetar, onde foi elaborado o projeto de arquitetura da praça, estabelecendo os tipos de espaços que seriam ofertados. A partir daí, todos os itens construtivos foram pensados com base na reutilização de refugos de materiais de obras da própria construtora, desde pavimentação à criação de mobiliários urbanos inéditos.

A terceira e última etapa, Conectar, tem o propósito de promover, em um momento posterior, a gentileza urbana, através de ações culturais voltadas a temáticas de sustentabilidade, urbanidade, educação ambiental e economia criativa, estimulando a convivência saudável das pessoas.

A arquiteta e urbanista do ateliê Estar Urbano, Laura Rios, explica que a praça foi criada para dar novas possibilidades de lazer para o bairro Aldeota. “A ideia é reduzir os muros e ofertar espaços de lazer e contemplação, alinhados com os conceitos de sustentabilidade e urbanidade”, enfatiza.

A praça ficará instalada até o início das obras do novo empreendimento da Dias de Sousa Construções, oportunidade em que irá migrar para outro terreno da construtora, favorecendo dessa maneira outros bairros e vizinhanças.

Mais notícias

Ver tudo de IN Loco