7 de janeiro de 2021

ANÚNCIO NA MADRUGADA

Congresso dos EUA certifica a vitória de Joe Biden, que toma posse no dia 20

O Congresso norte-americano certificou, na madrugada desta quinta-feira (7), a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, sobre Donald Trump, após uma tarde e noite tumultuadas em Washington, devido à invasão do Capitólio por parte de um grupo de manifestantes que apoiavam a tese de que teria havido fraude no pleito.

Joe Biden foi declarado vencedor das eleições pelo Congresso                       Foto: Divulgação

De acordo com informações policiais, o tumulto provocado pela invasão provocou a morte de quatro pessoas. Apesar disso, o porta-voz da Casa Branca, Don Scavino, assinou uma nota informando que o próprio Trump afirmou que haverá uma transição tranquila no próximo dia 20, quando Biden será oficialmente empossado.

Após a invasão ao Capitólio pelos manifestantes, a sessão do Congresso norte-americano foi suspensa, pois além de tiros, havia a informação de que bombas teriam sido colocadas pelo grupo no edifício. Após um amplo trabalho de vistoria das instalações e controle do tumulto, por parte da polícia, os trabalhos foram retomados.

Já na madrugada de hoje, por volta das 5h45 (horário de Brasília), a sessão foi encerrada e a vitória de Joe Biden foi proclamada pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que esteve à frente dos trabalhos pois também preside o Senado, e estava sendo pressionado por Trump para não aceitar a certificação do resultado da votação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Loco