15 de dezembro de 2020

CDL INCENTIVA SUSTENTABILIDADE

Ceará Natal de Luz lança aplicativo de georreferenciamento para monitorar plantio e desenvolvimento das mudas

O Ceará Natal de Luz tem um compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, desde seu lançamento, há 13 anos, quando troca garrafas pet por mudas de plantas. Além de dar um destino sustentável ao plástico, as garrafas enviadas para reciclagem são convertidas em bônus na conta de energia da Associação Mãe África, que prepara as crianças e adolescentes integrantes do Coral da Luz.

Milhares de garrafas pet já foram arrecadadas no Centro                                 Foto: Divulgação

A iniciativa é tão importante, que zera a conta da entidade nos seis primeiros meses do ano seguinte ao evento. E desde 2007, quando a ação ambiental foi lançada, até agora, já foram distribuídas mais de 1,5 milhão de mudas de árvores. Do total, são entregues 24 mil mudas todos os anos à Seuma que planta, indica a localização e acompanha a evolução das árvores.

A partir deste ano, as mudas distribuídas para o restante da população também poderão ter o georreferenciamento graças ao aplicativo “Here is green”, em tradução livre, “Aqui é verde” ou “Aqui está verde”. Com a plataforma, quem pegar a muda poderá registrar a localização exata e o dia do plantio, além de fornecer informações sobre a evolução da árvore.

Quem já plantou em anos anteriores também poderá abastecer o app com os dados. “Sempre tivemos como meta essa ideia de acompanhar a evolução das mudas, porque não queríamos apenas distribuir. Gostaríamos de ver que as pessoas plantaram. De fato, queremos deixar os bairros, a cidade, mais verdes. Com esse aplicativo, vamos criar uma comunidade verde formada por pessoas que se sensibilizam e apoiam a causa do meio ambiente”, ressaltou Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza.

Cadastro

O aplicativo “Here is green” pode ser baixado nos sistemas iOS através da App Store e Android através do Google Play Store. O cadastro da muda no aplicativo é simples. Basta criar um nome para ela, selecionar a espécie da muda, preencher os dados da planta e registrar com fotos os momentos mais importantes de sua vida. Além disso, será permitido ver a localização geográfica das plantas e dos plantios de outras pessoas próximas. O georreferenciamento é importante para criar uma comunidade engajada na busca por um mundo sustentável.

Shopping Parangaba tem um posto de troca por mudas de plantas

Neste ano de 2020, os postos de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais estão funcionando em dois locais. Na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nos sábados, de 8 às 13 horas. A novidade fica por conta do Shopping Parangaba que também está com um posto de troca. O horário de funcionamento é o mesmo do shopping: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e nos domingos, de 13 às 21 horas. Lembrando que, para receber uma muda, é necessário levar uma garrafa pet de dois litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml.

Livro dos recordes

A ação ambiental tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas estão mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.

Vale acrescentar que, em 2008, um ano após o lançamento, o Ceará Natal de Luz foi devidamente registrado no Guinness Book of Records. Foram plantadas 65 mil mudas em apenas 23 minutos e 30 segundos. As marcas recordistas anteriores pertenciam às cidades de Itu e Piracicaba, ambas no interior paulista, com 30 mil e 50 mil mudas, respectivamente.

Posto de troca na Praça do Ferreira está integrado à decoração natalina deste ano da campanha da CDL de Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Loco