Comércio Árabe- Brasileiro

Apex-Brasil fecha acordo com Câmara de Comércio Árabe para ampliar relações comerciais e Ceará deve ser contemplado

Por carol - Última Atualização 12 de setembro de 2021

Com o intuito de promover o crescimento e a diversificação do comércio árabe-brasileiro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) assinaram, nesta quinta-feira (9), um Acordo de Cooperação Técnica.

Ff767699 1b20 4a61 A0bb 44c349fd5a03

.

O tratado prevê um plano de trabalho conjunto que inclui ações de networking na Expo Dubai, que começa em outubro, curso de qualificação de empresas brasileiras para que adequem processos e produtos aos requisitos legais e critérios determinados para serem reconhecidos em países islâmicos, e a capacitação de startups brasileiras de áreas como segurança alimentar, logística, sustentabilidade, games que desejem se internacionalizar.

Para Lucas Fiúza, diretor de negócios da Apex-Brasil, o acordo traz boas perspectivas para o Ceará. “Há uma grande comunidade de ascendência árabe no Ceará e esse estreitamento das relações comerciais com o Brasil pode gerar novos negócios para o nosso estado”, ressalta.

F208f3c9 1f12 4f46 8d29 1f4b5b711c6e

Lucas Fiúza

Além disso, a medida antecipa a realização de roadshows no Brasil, visando atrair investidores árabes para agendas customizadas em diferentes estados da Federação, tendo como foco o setor público brasileiro. Serão mapeadas ainda as dificuldades e barreiras encontradas por empresários brasileiros que atuam no mercado árabe para negociar nos países da região e posteriormente elaborado estudo para apresentar o passo a passo necessário à instalação nos países árabes.

O plano de trabalho inclui qualificação de empresas brasileiras para adequação de processos e produtos a exigências de países islâmicos, roadshows, capacitação de startups e estudos de mercado específicos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Loco