21 de maio de 2020

PARCERIA

Unifor já realizou mais de 1.000 exames de Covid-19 no prazo de 15 apenas dias

Equipes do Nubex trabalham sete dias por semana                                         Foto: Divulgação

A Unidade de Diagnóstico Covid-19 na Universidade de Fortaleza já analisou mais de 1.000 amostras no laboratório do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), pois desde o último dia 5 recebe, diariamente, exames de pacientes das unidades de saúde do Estado, por intermédio da parceria com a Sesa e o Lacen.

Esta iniciativa é mais uma contribuição da Unifor no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Segundo os professores Kaio Tavares e Danielle Malta, que estão na coordenação técnica da Unidade de Diagnóstico Covid-19 – Unifor, os resultados dos exames têm sido disponibilizados para os pacientes entre 24 e 48 hiras após o recebimento das amostras no Nubex.

“São dias intensos de trabalho, com uma equipe bastante qualificada e dedicada, que dividida por turnos tem analisado exames 24 horas por dia e sete dias por semana”, afirmou Danielle Malta, professora do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Unifor.

Os professores ressaltam que foi um grande desafio adequar o laboratório do Nubex para iniciar a análise dos exames de covid-19 em aproximadamente um mês. “Isso só foi possível em virtude da infraestrutura pré-existente na Unifor e do apoio que recebemos da Fundação Edson Queiroz e da Funcap”, disse Kaio Tavares, do Curso de Veterinária e do PPGCM.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection