14 de novembro de 2020

Rumo ao paço

Últimas pesquisas Ibope e Datafolha apontam Sarto em primeiro na eleição deste domingo

José Sarto venceria no primeiro e segundo turnos, segundo o Ibope              Foto: Divulgação

A última pesquisa do Ibope antes do primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza divulgada neste sábado (14), indica o candidato do PDT, José Sarto, em primeiro lugar, com 32% das intenções de votos dos fortalezenses. Ele é seguido pelo Capitão Wagner (PROS), com 30%. Este resultado, que confirma o divulgado pela CNN na noite de ontem, coloca os dois no segundo turno.

A candidata do PT, Luizianne Lins, aparece com 20% da preferência do eleitorado, na terceira colocação, mas muito distante dos outros concorrentes, que seguem empatados tecnicamente, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Capitão Wagner apareceu em segundo lugar na pesquisa do Ibope

Quando são contados apenas os votos válidos, que é o que vale para o resultado a ser homologado pelo TRE-CE, mais uma vez Sarto aparece na liderança, com 29%, tendo Wagner em segundo lugar, com 27% e Luizianne na terceira colocação, com 18%.

Encomendada pela TV Verdes Mares, outra boa notícia para o candidato pedetista é que ele tem o menor índice de rejeição entre os três principais candidatos à Prefeitura de Fortaleza, com 19%. O Capitão Wagner possui quase o dobro, com 37% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum, e Luizianne Lins registra 39&.

E na simulação de uma disputa para o segundo turno, José Sarto tem 48%, seguido de Capitão Wagner com 36%, enquanto brancos/nulos seriam 12%, e não opinaram ou não sabem, 5%. Caso a disputa fosse com a candidata do PT, Sarto teria 47% e Luizianne 29%. Brancos e nula 17%, não opinara ou não responderam, 7%.

E se a disputa fosse entre Capitão Wagner e Luizianne Lins, o candidato do PROS teria 42%, e a do PT 38%. Branco e nulos 15% e não sabem ou não responderam, 2%. Foram ouvidas 805 pessoas entre os dias 12 e 13, com índice de confiança do levantamento sendo de 95%.

Já no Instituto Datafolha, em votos válidos, Sarto soma 32% das intenções de votos, enquanto Capitão Wagner 31%. Luizianne Lins registra 19%. Também considerando apenas votos válidos, a pesquisa tem margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja a nova edição da Revista INSIDER:

Nº 25 • ano 2020: Eleições 2020

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection