TRABALHO PÓS-INCÊNDIO

TJCE resgata documentos históricos e peças do Memorial do Poder Judiciário

Por Marcelo - Em 8 de setembro de 2021

As equipes do Tribunal de Justiça do Ceará já iniciaram a retirada das principais peças e documentos históricos que estavam no Memorial do Poder Judiciário, que não foram atingidos pelo incêndio de grandes proporções que atingiu o prédio do TJCE na madrugada da última segunda-feira.

Projeto do Código Civil de Clóvis Beviláqua foram salvos                                   Foto: Divulgação

Entre eles, está o manuscrito original do projeto do Código Civil brasileiro, de 1916, de autoria do jurista cearense Clóvis Beviláqua, considerado uma das principais peças do acervo. Todos os materiais já retirados estão sendo alocados no auditório da Corregedoria-Geral da Justiça.

O acervo do Memorial do Judiciário tem valor imensurável à preservação da história da Justiça cearense e, por isso, com toda segurança e supervisão do Corpo de Bombeiros, os trabalhos continuarão até que todos os objetivos sejam retirados para um local seguro, onde ficarão até que seja reconstruído o espaço original.

O incêndio iniciou no almoxarifado, onde havia muito inflamável, e em seguida as chamas se espalharam pelos três andares das instalações, onde funciona a área administrativa. Não há processos físicos no local atingido. Em virtude de investimentos em tecnologia na Justiça cearense, praticamente 100% dos processos estão digitalizados e preservados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection