PARLAMENTARES INFLUENTES

Tasso Jereissati e Cid Gomes estão entre os “cabeças” do Congresso Nacional

Por Marcelo - Em 30 de agosto de 2021

Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Cid Gomes (PDT-CE) estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, apontados como “cabeças”, de acordo com o levantamento anual realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Tasso foi eleito, novamente, um dos 100 cabeças do Congresso Nacional. Essa é a 15ª vez que ele foi apontado como um dos integrantes dessa lista tão relevante. Tasso foi destacado na categoria “Formulador”, que são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação.

Cid Gomes e Tasso Jereissati são os senadores mais influentes do Ceará             Foto: Portal IN

Já Cid Gomes é político experiente e apesar de ser seu primeiro mandato como senador, é presença constante na tribuna, exercendo habilidade como debatedor. Líder do PDT no Senado, já foi membro titular das comissões de Constituição Justiça e Cidadania e de Educação, Cultura e Esporte.

De acordo com o documento divulgado pelo DIAP, formuladores são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores.

Também parlamentares cearenses, os deputados federais André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT), figuram na lista do DIAP que elege os 100 integrantes do Congresso Nacional que mais se destacam por sua atuação no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.

Já os deputados Eduardo Bismarck (PDT-CE) e Domingos Neto (PSD-CE) aparecem no documento do DIAP como deputados federais em “Ascensão” este ano. Em seu primeiro mandato, Eduardo é 1º suplente da Mesa Diretora da Casa e coordenador da Frente Parlamentar Mista da Inteligência Artificial. Por sua vez, Domingos Neto está no terceiro mandato e já ocupou cargos de relevância na Câmara, inclusive como relator-geral do Orçamento da União para 2020.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection