DECISÃO DE ALCOLUMBRE

Tasso destaca votação do Marco Legal do Saneamento na próxima quarta-feira

Por Marcelo - Em 19 de junho de 2020

Tasso Jereissati disse que o Marco Legal é importantíssimo                            Foto: Divulgação

O senador Tasso Jereissati afirmou que a decisão do presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, de colocar na pauta de votação na próxima quarta-feira (24), o projeto do Marco Legal do Saneamento Básico, do qual foi o relator, é uma das mais importantes deste ano. E disse que isso não significa a privatização do setor de água e esgoto, mas de realizar a universalização do acesso.

Durante sessão virtual do Senado, cujo vídeo foi publicado em suas redes sociais na noite desta quinta-feira (18), disse que hoje estará à disposição de todos os senadores o seu relatório sobre o tema, pois o assunto é essencial para a vida dos brasileiros. Além disso, a universalização representa um investimento de R$ 500 bilhões, o que pode ajudar no processo de retomada econômica do País.

“Hoje, com essa pandemia, é quase que um alerta dramático que é feito a todos nós, da urgência e da importância desse relatório. É difícil para mim compreender o argumento que não houve discussão. O tema é o mesmo, o projeto é o mesmo e começou com uma Medida Provisória editada pelo Governo, da qual fui relator. Passamos aproximadamente três meses discutindo esse assunto, fizemos mais de 20 audiências públicas, que foram discutidos todos os aspectos sobre o assunto, e também não posso entender que não tem nada a ver com a pandemia”, disse.

Afinal, destacou que a principal orientação das autoridades de saúde para combater a Covid-19 é que as pessoas lavem as mãos, mas muitas delas não têm água tratada para fazê-lo. “Se tivéssemos discutido isso há dois anos, com certeza já teria tido influência nessa pandemia. Esse é o momento oportuno para nos alertar que vão ter outras por aí e a condição sanitária é essencial”, lembrou.

E lembrou que esse é o projeto mais urgente a ser votado, que é promover a universalização do saneamento básico no Brasil. Não existe outro projeto mais oportuno do que esse: levar água limpa e esgoto para todas as populações. É uma obrigação nossa darmos essa resposta”, ressaltou Tasso Jereissati.

Veja o vídeo completo:

Votação do Marco Legal do Saneamento Básico

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou, nesta tarde, que colocará em votação na próxima quarta-feira (24) o projeto de universalização do saneamento básico no País. Hoje, mais do que nunca, esse assunto que já foi importantíssimo, talvez seja essencial para a vida dos brasileiros. Não existe outro projeto mais urgente e mais oportuno do que esse: levar água limpa e esgoto para todas as populações. É uma obrigação nossa darmos essa resposta.

Publicado por Tasso Jereissati em Quinta-feira, 18 de junho de 2020

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection