SEGURANÇA ALIMENTAR

Sistema Fecomércio comemora os 20 anos de atuação do Mesa Brasil no Ceará

Por Marcelo - Em 1 de julho de 2021

“Festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”. É com essa ideia na mente – e no coração – que o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, que arrecada alimentos onde sobra e leva pra onde falta, está comemorando 20 anos de atuação no Ceará.

E é justamente por isso que a iniciativa promete seguir ainda mais atuante com o seu propósito de contribuir para a efetivação do direito humano à alimentação adequada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País.

Luiz Gastão objetiva inspirar solidariedade em toda a sociedade                      Foto: Divulgação

De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, reduzindo a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento social.

No Ceará, os bancos de alimentos do Mesa Brasil ficam sediados em Fortaleza, que atende à Capital e Região Metropolitana; em Sobral, com abrangência para a Região Norte; em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado, e em Juazeiro do Norte, que abastece as instituições situadas na Região do Cariri. O sucesso do Mesa Brasil no Estado se traduz nos números conquistados ao longo de duas décadas.

No Ceará, desde 2001, foram distribuídos mais de 51 milhões de quilos de alimentos. Hoje, o Mesa Brasil tem parceria com 600 de empresas doadoras, atendendo a mais de 450 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Além disso, em 2020, a partir das campanhas e ações durante a pandemia, o programa conseguiu distribuir mais 3 milhões de quilos de alimentos.

“Os resultados do Mesa Brasil ao longo de sua trajetória no Ceará só mostram que fazer o bem é uma ação verdadeiramente coletiva. E a nossa missão, hoje, continua a mesma de 20 anos atrás, que é levar sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia. Mais do que nunca, nosso objetivo é inspirar a solidariedade nos mais diferentes setores da sociedade, mostrando que todos podem fazer parte dessa celebração”, afirmou Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-CE.

Os interessados em fazer parte dessa grande corrente de solidariedade, tanto empresas quanto pessoas físicas, só precisam entrar em contato através do WhatsApp (85)-99662-9158 ou pelo e-mail mesabrasil@sesc-ce.com.br. Também é possível fazer doações por meio do PIX: CNPJ 03.612.122/0014-41.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection