MOBILIDADE URBANA

Sarto vai inaugurar três terminais de ônibus na capital cearense este ano

Por Marcelo - Em 22 de junho de 2021

O prefeito José Sarto, visitou nesta terça-feira (22) as obras do Terminal Aberto da Avenida Washington Soares, equipamento que beneficiará usuários do transporte público que circulam pelos bairros José de Alencar, Cambeba, Messejana e adjacências, promovendo a integração das linhas, maior comodidade e redução do tempo de viagens.

O Terminal Aberto da Avenida Washington Soares terá 600m² de área e está instalado entre as ruas Olímpio Leite e Esmerino Parente. Além deste, estão em fase de obras os terminais da Praça Coração de Jesus e do bairro José Walter, que, de acordo com Sarto, devem ser entregues ainda este ano e irão beneficiar cerca de 269 mil pessoas.

Sarto ressaltou que Fortaleza tem uma das menores tarifas do Brasil               Foto: Divulgação

“Continuamos implementando políticas públicas para melhorar a mobilidade em Fortaleza. Com essa localização, o terminal vai reduzir o tempo de viagem de quem vai para o Centro da cidade em torno de 45 minutos. São minutos importantes para a vida das pessoas, para chegar em casa mais cedo, ficar com a família. Este é um dos três terminais que vamos concluir até o fim do ano”, afirmou Sarto.

Acompanharam a visita o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias; o presidente da Etufor, David Bezerra, e o titular da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa. As obras do Terminal da Washington Soares receberam investimento de cerca de R$ 4 milhões e estão sendo executadas pela Seinf, por meio do Programa Mais Ação.

Terminais em obras

No Centro, o antigo terminal aberto da Praça do Sagrado Coração de Jesus passará por restauração e será transferido para a Rua Solon Pinheiro, com o intuito de melhorar a trafegabilidade dos pedestres e facilitar a circulação dos ônibus. O projeto prevê a recuperação de toda a estrutura metálica dos pilares e cobertas, pintura, novos pontos para embarque e desembarque e sinalização.

Já no bairro José Walter, o Terminal Aberto funcionará entre as avenidas Bernardo Manuel e João de Araújo Lima, com 700m² de área coberta. A estrutura recebeu investimento de R$ 6,7 milhões. Serão três plataformas, sendo duas cobertas para embarque e desembarque e uma para realização de serviços de autoatendimento do Bilhete Único, posto da Guarda Municipal, banheiros, quiosques de alimentação, comércios e serviços.

Mobilidade urbana

José Sarto ressaltou que Fortaleza mantém uma das menores tarifas do transporte público no Brasil. “Já são três anos consecutivos, e este ano também não haverá aumento na tarifa do transporte público convencional. Também ajudamos o transporte complementar. Estamos acrescentando, nos horários de pico, mais 200 ônibus e 70 topiques para evitar aglomeração e combater a Covid-19”, destacou.

Além disso, o prefeito de Fortaleza enfatizou o trabalho realizado para manter a cidade como uma das capitais brasileiras e do mundo que mais investem em políticas públicas eficientes de mobilidade urbana, garantindo mais segurança para o trânsito da capital cearense.

“É terminal, linha exclusiva de ônibus, ciclofaixa, BRT, áreas de trânsito calmo, redução de acidentes, tudo isso fruto de um grande trabalho. Fortaleza reduziu o número de óbitos no trânsito, uma meta da ONU, por seis anos consecutivos. É uma política integrada. Aqui, temos um terminal ligado a um VLT, que tem vias largas e sinalizadas, ciclofaixas, priorização do pedestre, tudo isso faz parte de uma política vitoriosa”, completou José Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection