31 de julho de 2020

PROPOSTAS PARA A CAPITAL

Sarto defende ampliação de espaços públicos em debate dos pré-candidatos

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PDT, participou na noite desta quinta-feira (30), do debate promovido pelo partido para ouvir as propostas de seu candidatos, tendo como tema mobilidade, urbanismo e meio ambiente.

José Sarto defendeu a política de mobilidade urbana em vigor               Foto: Divulgação

Ele ressaltou que Fortaleza é uma cidade afetada pela desigualdade social, e o urbanismo deve garantir o acesso da população a espaços públicos, especialmente em bairros com Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo. “Comecei minha vida pela Barra do Ceará. Fui o primeiro médico plantonista no Gonzaguinha da Barra. Fortaleza cresceu assustadoramente. Os espaços públicos precisam acompanhar esse crescimento”, ressaltou.

O debate que contou com a participação dos deputados Salmito e Idilvan Alencar, além dos ex-secretários municipais Samuel Dias e Ferruccio Feitosa, foi mediado pelo secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos do Município, Luiz Alberto Sabóia.

Segundo Sarto, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) acerta ao instalar Areninhas em bairros com mais baixo IDH. Na avaliação dele, além de incentivo à prática de atividade física, o projeto vai além e cria espaços de convivência, leva iluminação pública, estimula microempreendedores.

Sobre mobilidade urbana, enfatizou que a boa política traz repercussões em diferentes campos da vida da população, como saúde, bem-estar e emprego. “A rua é ambiente de convivência. É feita primeiro para o pedestre, o carro vem depois”, disse o parlamentar.

Diz que é preciso assegurar a preservação da política de mobilidade da atual gestão, que deu certo. “O Bilhete Único reduz o tempo que o trabalhador e a trabalhadora gastam para ir e vir. A pessoa chega em casa mais cedo e reparte com sua família a sua convivência. Isso diminui o estresse, ansiedade”, argumentou José Sarto.

Mais propostas

Os cinco pré-candidatos do PDT apresentaram suas ideia durante o debate que foi mediado por Luiz Alberto Sabóia

Já o deputado Salmito lembrou que é necessário avançar com a política de mobilidade na capital cearense, conectando melhor as ciclovias, e outros modais de transporte. Ela á uma oportunidade do cidadão ter acesso aos seus direitos, equipamento públicos e suas conquistas, tanto individuais quanto coletivas.

Samuel Dias, por sua vez, destacou que Fortaleza precisa manter a passagem de transporte coletivo integrado mais barata do Brasil. Bem como a eficácia que o sistema de transporte coletivo da capital cearense nos últimos anos, bem como a redução das mortes em acidentes de trânsito, que recebeu reconhecimento internacional.

O deputado Idilvan Alencar destacou que as pessoas são prioritárias na mobilidade urbana, devendo ser dado preferência a pedestres, depois transportes não automotivos, seguidos do transporte público e depois o particular. E que a cidade ideal seria aquela em que as pessoas possam morar, trabalhar, se educar e ter o seu lazer, dentro do bairro ou em locais próximos, com menor tempo de deslocamento.

E Ferruccio Feitosa disse ser um apaixonado pelo tema mobilidade, que Roberto Cláudio inaugurou um modelo de cidade sustentável, com excelentes obras de mobilidade e que isso precisa ser mantido. Que é preciso empoderar o Bilhete Único, realizar a integração de modais e oferecer um desconto tarifário no horário de entre-pico, para estimular as pessoas a usarem o transporte público.

Na próxima terça-feira (4), às 18 horas, haverá novo debate entre eles, com a participação do pré-candidato do Cidadania, Alexandre Pereira, que terá a mediação do senador Cid Gomes.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection