AÇÃO AMBIENTAL

Roberto Cláudio lança programa que vai implantar microparques urbanos

Por Marcelo - Em 3 de agosto de 2020

O prefeito Roberto Cláudio lançou, nesta segunda-feira (3) o programa Fortaleza Mais Verde, que consiste na implantação de corredores cicloviários verdes e de microparques urbanos na Capital. O projeto-piloto deve ser iniciado ao longo deste mês.

Roberto Cláudio realizou o lançamento do Fortaleza Mais Verde                    Foto: Divulgação

“O intuito da proposta é preservar, garantir e ampliar progressivamente a cobertura verde da Cidade de Fortaleza, tornando essas áreas utilizáveis para serem usufruídas pela população. Temos várias ações de paisagismo e urbanização em andamento. Deveremos receber sugestões a respeito deste novo projeto-piloto. Queremos deixá-lo implantado e irreversível”, explicou Roberto Cláudio.

O projeto visa à completa arborização das principais ciclovias e ciclofaixas de Fortaleza. “O objetivo é proporcionar maior conforto térmico aos ciclistas, ampliar a cobertura vegetal das ruas e criar uma identidade temática para os corredores”, informou o secretário Executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia.

O segundo eixo do programa objetiva transformar áreas verdes públicas em pequenos parques urbanos. A iniciativa proporcionará a expansão das áreas naturais, a criação de novos espaços e o estímulo à consciência ambiental. O lançamento do programa foi acompanhado, também, pelo presidente da Urbfor, Régis Tavares, e pelo titular da SCSP, João Pupo.

Diversos componentes devem ser instalados conforme a disponibilidade logística e espacial de cada parque, entre eles, iluminação específica, gradis, totens, acessos adequados, paraciclos, mobiliários urbanos, áreas contemplativas, hortas, espaços desportivos e equipamentos infantis.

A Seuma, em parceria com a UrbFor, vem desenvolvendo ações como a regulamentação e da urbanização de parques urbanos. “Várias áreas neste momento estão sendo protegidas, urbanizadas e melhoradas, incluindo, dentre tantas, a região do Passaré, a Lagoa da Viúva e o Parque Rachel de Queiroz. Vamos iniciar, ainda, a Lagoa do Papicu e de Messejana”, completou Roberto Cláudio.

Veja o vídeo completo:

Oi, pessoal! Para contribuir com uma vida melhor e mais saudável, lançamos agora o Programa Fortaleza Mais Verde. Vamos Juntos, com união de esforços, seguir com realizações para a nossa gente. #MaisAção #PrefeituraEVocê #GenteQueFaz

Publicado por Roberto Cláudio em Segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection