"MADE IN CEARÁ"

Roberto Cláudio destaca a eficácia do Elmo no combate à pandemia de Covid

Por Marcelo - Em 5 de maio de 2021

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (5), para destacar a importância do capacete de respiração assistida Elmo, que foi totalmente desenvolvido no Ceará, idealizado pelo médico Marcelo Alcântara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Roberto Cláudio lembrou da importância do Elmo no tratamento                     Foto: Divulgação

Um instrumento eficaz no combate à Covid-19. “Elmo: inteligência e tecnologia “made in Ceará” tem salvado muitas vidas e evitado que muita gente seja intubada durante a pandemia. Uma demonstração da força e união da política com a academia e o setor produtivo, respondendo às necessidades do nosso povo”, afirmou.

Isso porque o desenvolvimento do Elmo contou com a participação efetiva do Governo do Estado do Ceará, Escola de Saúde Pública, Universidade Federal do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Universidade de Fortaleza, Senai Ceará, Sesa, Funcap e Esmaltec. E sua apresentação foi realizada no dia 25 de junho do ano passado.

De lá para cá o equipamento passou por uma série de testes clínicos, sendo aprovado em todas as etapas e ainda apresentou redução de 60% na necessidade de intubação dos pacientes, o que proporcionou uma redução proporcional dos casos de internação em UTI.

Elmo vem sendo utilizado em vários hospitais das redes pública e privada do País

O capacete hiperbárico utiliza um mecanismo de respiração artificial não invasivo, pois é colocado na cabeça do paciente, criando uma atmosfera em seu interior com a concentração exata de oxigênio, melhorando a capacidade respiratória do paciente e aumentando a velocidade da recuperação.

Depois de todos os testes clínicos realizados e tendo a sua eficácia comprovada, tanto que já é utilizado em vários hospitais brasileiros, a Esmaltec passou a realizar a sua produção comercial, e doou vários exemplares para o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, objetivando auxiliar no combate à Covid-19. “Todos juntos em uma grande descoberta de forte impacto social”, salientou Roberto Cláudio.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection