LIVE COM EDUARDO MOREIRA

Roberto Cláudio critica ações do Governo Federal no combate à pandemia de Covid

Por Marcelo - Em 26 de abril de 2021

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participou nesta segunda-feira (26) de uma Live com o empresário Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), para tratar das ações que foram, ou não, implementadas pelo Governo Federal no combate à pandemia da Covid-19, que já provocaram a morte de quase 400 mil brasileiros. Falou ainda de sua gestão à frente da capital cearense e que é preciso reduzir as desigualdades sociais no País.

Roberto Cláudio disse que faltou uma coordenação nacional                            Foto: Divulgação

Inicialmente, destacou três pontos principais erros praticados pelo presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, como a falta de empatia com os familiares das vítimas; uma omissão do Governo Federal e de hostilidade frente a outras instituições democráticas, que deveria fazer parte de um grande pacto nacional de combate ao coronavírus.

“O federalismo brasileiro – governos e prefeituras – foi atacado; a Justiça continua sob cerrado ataque dos militantes do Governo; o Congresso Nacional, boa parte vem sendo desmoralizada, principalmente o núcleo central da CPI da Covid; a imprensa demonizada, a Academia e a inteligência brasileira questionada. Há, na verdade, mais do que um flerte com o autoritarismo, uma negação de todas as instituições democráticas brasileiras”, disse Roberto Cláudio.

E que algumas decisões mais simples, como aquisição de medicamentos, kits de intubação e respiradores artificiais, não foram tomadas de forma rápida e eficaz. “Mas não faltou só isso. Faltou decisão e assertividade na compra de vacinas. O próprio Governo Federal que ataca governos e prefeituras pelo isolamento e restrição social, eventualmente perpetuadores de uma crise econômica, é o mesmo que não adquire a solução fundamental para essa mesma crise, que é a vacina”, salientou.

Lembrou, também, que o Governo do Ceará está com uma ação do Supremo Tribunal Federal para poder realizar a compra direta do vacina Sputnik V, mas o Governo Federal vem obstruindo – por meio da Anvisa e da Procuradoria Geral da República – esta aquisição que será realizada com recursos próprios, do Tesouro Estadual.

Eduardo Moreira conversou com Roberto Cláudio durante a Live do Instituto Conhecimento Liberta

Apesar de ser médico sanitarista, RC ressaltou que o seu maior destaque na gestão à frente da Prefeitura de Fortaleza, foi na educação. “A gente conseguiu transformar Fortaleza numa referência, a capital com o maior percentual de matrículas em tempo integral do Brasil e passamos a ter indicadores de qualidade de aprendizagem entre os melhores das capitais brasileiras. No último ano houve uma mudança de pauta e a pandemia ocupou espaços e, junto com o Governo do Ceará, realizamos diversas ações de apoio à população”, destacou ex-prefeito da capital cearense.

Após agradecer a participação na Live de Eduardo Moreira, o ex-prefeito de Fortaleza disse que o Brasil precisa de uma preocupação maior com a construção de um nacionalismo econômico. “Defender o nosso povo, que precisa da nação brasileira, da nação solidária. E que possamos discutir até 2022 projetos de desenvolvimento, que se preocupem com a retomada do crescimento e redução das desigualdades”, concluiu Roberto Cláudio.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection