ATIVIDADES PRESENCIAIS

Prefeitura de Fortaleza anuncia o pacote de retorno às aulas na rede municipal

Por Marcelo - Em 28 de julho de 2021

O prefeito José Sarto lançou nesta quarta-feira (28), o Pacote Volta às Aulas da Rede Municipal de Ensino, composto de estratégias para garantir a retomada das atividades presenciais em Fortaleza. A previsão é iniciar no próximo dia 8 de setembro, de forma gradual e segura. As estratégias têm foco no enfrentamento ao abandono escolar, rastreamento dos casos de Covid-19 na Rede, alimentação dos estudantes e apoio tecnológico.

“Estamos investindo R$ 83,8 milhões nesse pacote para promover o retorno às escolas. É um momento muito esperado por toda a comunidade, professores, diretores, alunos e seus pais. E a gente espera que seja de forma alegre, mas respeitando sempre os protocolos e recomendações das autoridades sanitárias”, afirmou Sarto.

Sarto anunciou as estratégias da educação durante uma Live                           Foto: Divulgação

Ele reforçou que o retorno às aulas ocorrerá de forma gradual, por etapas, prevendo seminários, formações e avaliação do nível de aprendizagem dos estudantes, visando traçar a melhor estratégia pedagógica. “As perdas da educação são grandes, mas não são irreparáveis. A gente vai correr atrás do tempo e vai recuperar a qualidade do nosso ensino, que, em Fortaleza, tem se notabilizado por alcançar, ano a ano, posições superiores”, destacou.

Também participaram da Live, as secretárias da Educação e da Saúde, Dalila Saldanha e Ana Estela Leite, e o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia. “Esse é um trabalho de equipe, feito a muitas mãos e muitas mentes. Essas estratégias foram feitas por essas equipes, de Saúde, Citinova e Educação, e quero parabenizá-las”, frisou José Sarto.

Muitas ações

Entre as ações previstas no pacote, o prefeito lançou o edital para seleção de mais de 1.300 agentes escolares que realizarão busca ativa de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, fortalecendo ações de enfrentamento ao abandono escolar. Os profissionais devem assumir as funções ainda na primeira quinzena de agosto.

Um total de 50 mil tablets serão disponibilizados para os alunos da capital cearense

Serão adquiridos mais 28.500 tablets para a Rede Municipal, com um custo de R$ 27 milhões. Somando-se aos 21.500 equipamentos já entregues aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos estudantes em situação de acolhimento nas Casas de Acolhimento do município, serão disponibilizados 50 mil tablets

Mesmo com o retorno das aulas presenciais, todos os alunos da Rede Municipal continuarão recebendo os kits de alimentação, referentes aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Com as cinco etapas realizadas este ano, referentes aos meses de fevereiro a junho, a gestão municipal já entregou 11.875 toneladas de alimentos e 14,25 milhões de ovos às famílias dos estudantes.

A Prefeitura de Fortaleza ainda vai monitorar casos suspeitos e positivos de Covid-19 na Rede Municipal e rastrear todos os que tiverem contato com os infectados. O sistema Rastreio Covid Fortaleza, desenvolvido pela Citinova, em parceria com as secretarias da Saúde e Educação, por meio da Parceria por Cidades Saudáveis, será utilizado na volta às aulas presenciais.

Assista ao vídeo:

https://www.facebook.com/sartoprefeito12/videos/258023362452714

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection