RESPIRAÇÃO ASSISTIDA

Prefeitura de Fortaleza amplia uso do capacete Elmo no combate à Covid-19

Por Marcelo - Em 27 de abril de 2021

A Prefeitura de Fortaleza tem buscado novos protocolos e tecnologias para a assistência aos pacientes com complicações causadas pelo coronavírus. Atualmente, 122 capacetes Elmo estão em uso na Rede Municipal de Saúde, distribuídos em nove unidades. O equipamento é um suporte ventilatório não invasivo utilizado na recuperação dos portadores de insuficiência respiratória aguda, um dos sintomas da Covid-19.

Profissionais de saúde estão sendo qualificados no uso do Elmo                      Foto: Divulgação

O dispositivo cria uma atmosfera de alta pressão com o fluxo constante de oxigênio ao redor da cabeça do paciente, facilitando a troca de ar com mais conforto e segurança, podendo reduzir, segundo testes realizados pela Escola de Saúde Pública do Ceará, em 60% a necessidade de internações em leitos de UTI. E permite maior controle dos riscos de infecção hospitalar, já que as barreiras e filtros contém a proliferação de aerossóis e gotículas pelo ar.

“Os hospitais e UPAs da rede municipal que estão utilizando o capacete elmo já conseguiram evitar a intubação de vários pacientes que tinham o perfil clínico para receber o equipamento”, afirma Ana Estela Leite, secretária municipal da Saúde.

O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, da ESP-CE e da Funcap. Além da FIEC, do Senai/Ceará, da UFC e da Unifor, e com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar e Esmaltec.

Mais de 120 profissionais das unidades da Rede Municipal da Saúde destinadas ao tratamento do coronavírus foram capacitados para o manejo do capacete Elmo. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos, dentre outros, receberam o treinamento no Centro de Simulação Realística da Escola de Saúde Pública.

Uma das unidades de saúde contempladas com o capacete Elmo e com a capacitação dos profissionais foi o IJF. O maior hospital em capacidade de acolhimento da rede de assistência da Prefeitura de Fortaleza também está integrado aos esforços coordenados pela Secretaria da Saúde do Município para o enfrentamento à Covid-19, juntamente com os demais hospitais e UPAs da rede municipal que também receberam o equipamento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection