NA PRAÇA LUIZA TÁVORA

Onélia Santa entrega nova loja da CeArt visando valorizar o artesanato cearense

Por Marcelo - Em 24 de setembro de 2021

O Governo do Ceará entregou na noite desta quinta-feira (23), a nova loja da CeArt situada na Praça Luiza Távora, na Aldeota. O evento teve transmissão ao vivo nas redes sociais e foi comandado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e pela vice-governadora, Izolda Cela.

O equipamento será vinculado à SPS, e a inauguração contou com a presença da secretária, Socorro França. A loja passou por uma modernização da estrutura, troca de pisos e telhado, climatização e atualização do layout. Além das melhorias na loja, foi efetuada a reforma da fonte e construída uma nova pista de skate. As obras, que totalizam um investimento de pouco mais de R$ 3 milhões.

Onélia Santana comandou a reinauguração da loja da CeArt                             Foto: Divulgação

“Não só aos que estão aqui, mas meus parabéns a todos os artesãos do Ceará. Vocês mantém a história da cultura cearense viva com seus artesanatos. Teremos em breve aqui um café com leitura, um espaço gostoso para tomar café e ler à vontade, e será um local todo caracterizado com o nosso artesanato, da xícara ao café com leite servido. E fica aqui meu convite para que venham conhecer o nosso espaço da CeArt, que está muito bonito e climatizado”, disse a primeira-dama.

E ressaltou que foi um investimento que teve a sensibilidade de refazer a loja, mas também o espaço da Praça Luiza Távora com pista de skate, e mais recentemente uma brinquedopraça. “Além disso, como política de valorização do nosso artesanato, implementamos a carteirinha do artesão, promovemos cursos de capacitação, e um selo de autenticidade que garante a procedência cearense do produto”, salientou Onélia Santana.

Loja CeArt oferece o genuíno artesanato cearense e possui vendas online

A reforma da loja iniciou em janeiro de 2020. Anteriormente, já havia sido realizada uma revitalização nos castelinhos, restauro da imagem da Nossa Senhora de Fátima e intervenções paisagísticas na Praça Luiza Távora. Além das melhorias na loja, foi feito o restauro da fonte da Praça. Pronta para o uso, ela agora será ligada, diariamente, por uma hora, sempre das 17 às 18 horas.Um dos “castelinhos” da praça terá uma cafeteria.

“Ficamos muito felizes de participar dessas ações coordenadas que impulsionam e melhoram a condição de trabalho aos artesãos, esse tipo de trabalho tão nobre e valoroso, que é o artesanato. A nova loja está muito bonita mesmo, e vale muito vir aqui para conhecer, mas não apenas isso, o espaço da praça é convidativo para crianças, jovens, adultos, enfim toda a família, para quem gosta de esporte tem opções”, disse Izolda Cela.

Enquanto os pontos fixos de venda estiveram fechados, a equipe começou a receber pedidos através do canal de vendas do WhatsApp. Em junho de 2020, foi lançada a loja virtual onde peças selecionadas estão à venda com entrega gratuita para a cidade de Fortaleza. Com essas iniciativas, o objetivo é ampliar o alcance das produções e alavancar a geração de renda para os artesãos. A loja está disponível no endereço: www.lojaceart.online.

A ocupação da praça e sua utilização por esportistas e comunidade do entorno têm acontecido de forma coletiva com a instituição do Conselho de Gestão Participativa. São 13 membros que discutem e propõem melhorias para a praça. Com ele, a gestão da SPS dialoga com toda a comunidade que utiliza a praça, possibilitando um uso consciente e respeitoso do espaço. Uma das demandas já apresentadas e em encaminhamento é a criação de um espaço pet.

Loja Ceart tee sua parte interna climatizada e oferece inúmeras opções para quem deseja comprar peças do artesanato cearense

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection