COMBATE À PANDEMIA

Macrorregiões de Fortaleza e Norte avançam na flexibilização das atividades

Por Marcelo - Em 14 de maio de 2021

O governador Camilo Santana anunciou nesta sexta-feira (14), as decisões do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, avançando a flexibilização dos horários das atividades econômicas na macrorregião de Fortaleza e na macrorregião Norte, onde os números da pandemia seguem tendência de redução.

“A macrorregião do Sertão Central, a macrorregião do Vale-Jaguaribe e a macrorregião do Cariri permanecem as decisões do último decreto. E para as macrorregiões de Fortaleza e da região Norte fica autorizado o prolongamento do horário de funcionamento das atividades comerciais”, afirmou.

Camilo afirmou que algumas macrorregiões inda preocupam                            Foto:  Divulgação

As lojas de rua passam a funcionar das 10 às 19 horas, enquanto o comércio de shopping centers será expandido de 12 às 21 horas. Os estabelecimentos de alimentação fora do lar passam a abrir de 10 às 21 horas, mas com capacidade de até 50% de ocupação, de segunda a domingo.

“As academias prolongam o horário de funcionamento até as 21 horas. Ficam autorizadas as atividades de esportes individuais em clubes, escolinhas e areninhas. As aulas práticas de ensino superior e atividades extracurriculares das escolas, como também os cursos de música, informática, línguas, de forma presencial”, explicou Camilo.

O chefe do Executivo estadual ressaltou que o toque de recolher que era às 20 horas passa para as 22 horas, também de segunda a domingo. E recomendou que os municípios onde a situação está mais grave, que sejam tomadas medidas mais restritivas para reduzir o avanço da pandemia de Covid-19.

O secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirmou que em diversas áreas do Estado a velocidade de disseminação do vírus reduziu, principalmente em Fortaleza, mas ainda existem altas taxas de ocupação de UTIs, que ainda preocupam. Mas a taxa de letalidade da Covid-19 segue em tendência de queda.

Camilo Santana lembrou, ainda, que 2.331.844 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população cearense, sendo 1.472.477 de primeira dose e outras 859.367 da segunda, graças a uma grande operação de distribuição para os 184 municípios. Inclusive, hoje, o Ceará recebeu um novo carregamento com mais 41.600 doses da CoronaVac, para reforçar a imunização dos cearenses.

Veja o vídeo completo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/196773488959455/

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection