AÇÕES ESTRATÉGICAS

Léo Couto apresenta projetos visando a retomada econômica de Fortaleza

Por Marcelo - Em 24 de fevereiro de 2021

O vereador Léo Couto, vice-líder do Governo na Câmara Municipal de Fortaleza e presidente da Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública, apresentou requerimento para a criação de frente parlamentar que vai discutir a retomada da economia da capital cearense, em decorrência da pandemia de Covid-19, que vem travando alguns setores produtivos importantes, como turismo, eventos e gastronomia, por exemplo.

Léo Couto quer cria a frente parlamentar de retomada econômica                  Foto: Divulgação

“Apresentei projeto de indicação que autoriza a Prefeitura a criar uma política pública de acesso à tecnologia da informação, fazendo com que a Prefeitura coloque em seu planejamento ações referentes ao acesso à tecnologia, como cursos de capacitação. Além de criar um sistema de inclusão, que vai fomentar essas atividades, monitorar seus resultados e criar um fundo financeiro, que destina recursos para a sua execução”, afirmou.

Ele acredita que com esses projetos será possível capacitar os jovens, gerando mais emprego e renda para a população e melhorando assim, a economia local. E lembrou ter em mente outros projetos, ainda neste primeiro semestre, que vão gerar emprego e renda para a população e movimentarão a economia de Fortaleza, como o Jovens Pelo Futuro.

A expansão do número de casos de Covid-19 na Capital gerou medidas mais restritivas à população e afetou de maneira muito forte o setor de bares e restaurantes, bem como de eventos. Por esse motivo, Léo Couto tem conversado com muitos representantes do ramo de bares, restaurantes, buffets, para pensar na melhor forma de ajudá-los.

“Infelizmente, os casos estão aumentando bastante, e acredito que agora precisamos focar em salvar vidas. O governador já disponibilizou o auxílio e alguns benefícios para o setor de eventos, porém, como falei acima, estou dialogando com as pessoas para pensarmos em mais alternativas. Estou com um projeto pronto para o setor de buffets, que logo vamos protocolar e irei divulgar para vocês”, informou o parlamentar, que também integra as comissões de Política Urbana e Meio Ambiente e a Especial de Apreciação de Matérias que alteram o Plano Diretor.

Dentre os principais desafios encontrados nesse momento de pandemia em alta, o vereador acredita que seja a economia em geral. “Ao mesmo tempo que o poder público precisa se preocupar em salvar vidas, também é necessário termos saídas para minimizar o desemprego, o fechamento de empresas, de pequenos empreendimentos, comércio. É muito difícil equilibrar isso. De um lado, a equipe epidemiológica fala que a pandemia está piorando e os hospitais estão colapsando, do outro, temos o povo pedindo para trabalhar”, salientou.

Léo Couto diz que é preciso valorizar todos os setores produtivos de Fortaleza

O parlamentar afirmou que todos os setores produtivos são importantes, todas as pessoas importam, mas é indiscutível que o de eventos e entretenimento está precisando de uma maior atenção e amparo, pois seus profissionais estão há quase um ano sem atuar. E que também protocolou um projeto que irá impactar especialmente na área do turismo, que também vem sofrendo muito com as medidas restritivas e de isolamento social.

“O poder público olha muito para o lado da Beira Mar, Praia de Iracema. Claro, um dos pontos turísticos mais importantes da Capital. Porém, também temos o Vila do Mar, na Barra do Ceará, que tem um potencial enorme para a área do turismo e do esporte e não é aproveitado como deveria. Para mudar isso, fiz um projeto de indicação autorizando a Prefeitura a construir Postos Multiuso no calçadão do Vila do Mar, que terão Guarda Municipal, salva-vidas, estrutura para banhistas, banheiros e guarda-volumes, trazendo mais segurança para o local, valorizando a área e gerando mais emprego e renda para a população. Uma coisa bacana também é que empresas privadas poderão ficar responsáveis por estes postos, ou seja, o custo será da empresa”, explicou o vice-líder do Governo na CMFor.

E destacou que o Vila do Mar é o local perfeito para a prática de esportes à vela, como por exemplo, o kitesurf. “Inclusive eu estou praticando, na escola Vila Kite, do meu amigo George, localizada no Vila do Mar. Porém, as pessoas não conhecem, têm medo da insegurança e acabam indo para o Cumbuco. Por que, então, não mudamos isso, por que não tornamos a Barra do Ceará um polo turístico da nossa cidade? É isso que eu pretendo fazer, e já estou fazendo”, concluiu Léo Couto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection