ESTIMULAR A ECONOMIA

José Sarto anuncia o maior programa de microcrédito de Fortaleza na abertura dos trabalhos legislativos da CMFor

Por Marcelo - Em 1 de fevereiro de 2021

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, apresentou nesta segunda-feira (1) o maior programa de microcrédito da história de Fortaleza, o “Nossas Guerreiras”. Ele tratou sobre a proposta durante a sessão de abertura dos trabalhos da CMFor, na manhã de hoje. A iniciativa é parte do plano de retomada econômica da Capital e vai fornecer microcrédito de até R$ 3 mil a mulheres de baixa renda, prioritariamente chefes de família, que desejam empreender.

José Sarto quer incentivar o empreendedorismo feminino na Capital               Foto: Divulgação

De acordo com Sarto, R$ 50 milhões estão disponíveis para a execução do programa, que atenderá até 20 mil mulheres no seu primeiro ano de gestão. A ideia é garantir financiamento para compra de equipamentos, materiais e insumos, estimulando o empreendedorismo feminino. As beneficiadas terão carência de seis meses e poderão efetuar o pagamento em até 30 meses, sem cobrança de juros.

“É um incentivo para a mulher ter uma renda extra, para que a economia seja melhorada e o dinheiro circule na comunidade”, defendeu Sarto. De acordo com o gestor, essa matéria será encaminhada para apreciação do Poder Legislativo Municipal no decorrer das próximas semanas.

Durante a apresentação da Mensagem Governamental 2021, o prefeito também detalhou os principais projetos previstos para este ano na Capital, nas áreas de saúde, educação, habitação, segurança, mobilidade urbana, assistência social, esporte, lazer e juventude, entre outras.

Na conversa com parlamentares, Sarto também elencou as prioridades para os 100 primeiros dias de seu governo. Ele voltou a afirmar o compromisso com a garantia de vacinação para todos os fortalezenses, com o Plano de Retomada Econômica e com o retorno seguro às aulas.

Sobre a retomada da economia, além do “Nossas Guerreiras”, o prefeito citou o programa Juventude Digital, que capacitará jovens em tecnologia e inovação para inseri-los no mercado de trabalho. Além disso, haverá a ampliação do Meu Bairro Empreendedor, com o intuito de fortalecer as economias locais.

Entre as medidas já iniciadas pela gestão, está a implementação da nova territorialização de Fortaleza, que divide a cidade em 12 secretarias executivas regionais e 39 territórios administrativos. “A nova territorialização será importante para a demanda do dia a dia da população de Fortaleza”, afirmou José Sarto

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection