4 de maio de 2021

PARÂMETROS CURRICULARES

Governo do Ceará lança novo material estruturado para a Educação Infantil

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância e da Secretaria da Educação, lançou nesta terça-feira (4) o Material Estruturado da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização. A solenidade contou com a participação da vice-governadora Izolda Cela; da primeira-dama Onélia Santana; da titular da Seduc, Eliana Estrela; do presidente da Aprece, Júnior Castro, além de representantes de entidades ligadas à área educacional cearense.

Os materiais, organizados em parceria com a Associação Nova Escola, são voltados ao fortalecimento do ensino e da aprendizagem desde os primeiros anos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental. Com um investimento de R$ 5,8 milhões, a iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias que compreende, ainda, formação de professores e avaliações ofertadas aos 184 municípios cearenses para o Desenvolvimento na Idade Certa da Seduc.

Izolda Cela, Júnior Castro, Onélia Santana e a secretária Eliana Estrela no lançamento do material                       Foto: Divulgação

A primeira-dama Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, disse que a pactuação com os municípios tem sido significativa para a obtenção dos bons resultados. “O Estado do Ceará tem uma marca bonita de investimentos. Como psicopedagoga, acredito muito no potencial de nossas crianças. Esse é um material inédito, totalmente estruturado, dentro dos parâmetros curriculares, focado no aprendizado infantil. Todo o conteúdo foi produzido com muito carinho por especialistas na área da educação”, destacou.

Para as elaborações dos dois materiais, a Seduc também contou com o apoio de professores autores da rede pública cearense. A participação dos docentes promove a valorização da riqueza cultural do Ceará, trazendo-a como relevo para a discussão dos conteúdos escolares. A vice-governadora Izolda Cela chama a atenção para a consolidação da presença da Seduc em relação à Educação Infantil, atualizando e incrementando a qualidade dos materiais oferecidos para o ciclo de alfabetização.

O Material Educacional Nova Escola – Educação Infantil Ceará é uma ação inédita e está em consonância com os pilares do Programa Mais Infância Ceará, a fim de assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil em sua integralidade. Com conteúdos divididos de acordo com as faixas etárias das crianças, o material atenderá a 24 mil professores que atuam na creche e na pré-escola, contribuindo com a ampliação de conhecimentos e experiências sobre os processos de interação e construção de aprendizagens coletivas.

Já o Material Educacional Nova Escola – Ensino Fundamental Ceará envolve o ciclo de alfabetização dos estudantes, que ocorre do 1º ao 3º ano. O conteúdo é organizado em volumes que contemplam os cinco componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia), divididos em cadernos bimestrais para alunos e professores. Essa é mais uma iniciativa do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), que há 14 anos se compromete com o apoio aos municípios para o desenvolvimento da aprendizagem na idade certa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection