PREVENÇÃO

Governo do Ceará expande o Plantão Coronavírus usando tecnologia chatbot

Por Marcelo - Em 6 de abril de 2020

O Governo do Ceará expandiu as ações do Plantão Coronavírus, oferecendo atendimento virtual para orientar os cearenses, ajudando na detecção de casos suspeitos, oferecendo orientação especializada com profissionais de saúde e informando sobre medidas de enfrentamento à pandemia.

Atendimentos são feitos online ou por telefone                                Foto: Divulgação

Está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa. “É mais um canal de comunicação para a população. Tudo isso para que os cidadãos possam receber orientação sobre qual o momento correto para procurar unidade de saúde”, explicou o governador Camilo Santana.

Nos próximos dias, o suporte passará a funcionar também no WhatsApp do Governo do Ceará. Projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) acelerado pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o atendimento virtual começou a operar em fase de testes na última quinta-feira (2) e, agora, está plenamente disponível.

Ele utiliza a tecnologia de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial. A partir daí, são repassadas informações sobre o coronavírus. Conforme as respostas sobre sintomas são inseridas pelo usuário, é realizado encaminhamento para o atendimento humano, que prossegue pela mesma plataforma.

“O objetivo principal é oferecer à população teleorientação com uma equipe de saúde de plantão, para que somente aqueles com sintomas graves sejam direcionados para o atendimento presencial em postos e hospitais”, afirma a coordenadora geral do Íris, Jéssika Moreira.

Se, após a avaliação virtual, o profissional constatar a necessidade de direcionamento do paciente a uma unidade de saúde, será indicado um local específico. A iniciativa minimiza os riscos de contaminação e faz com que as equipes de saúde tenham melhores condições para tratar dos casos graves.

O Plantão Coronavírus também oferece atendimento 24 horas por telefone. Pelo Telesaúde 0800-275-1475, quem tem dúvidas sobre a doença recebe orientação de equipe especializada.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection