17 de novembro de 2020

HUB DE TECNOLOGIA

Governo do Ceará criará primeiro Centro de Transformação Digital do Brasil, em parceria com a Amazon Web Services

O governador Camilo Santana recebeu na tarde desta terça-feira (17),no Palácio da Abolição, o gerente geral para o setor público da Amazon, Paulo Cunha, para firmar um acordo de colaboração entre a Amazon Web Services (AWS) e o Governo do Ceará, para a criação do primeiro Centro de Transformação Digital do Brasil.

“Este centro vai dar oportunidades para os nossos jovens, capacitação na área de educação, pesquisa, desenvolvimento, inovação, e é isso que o Estado do Ceará tem procurado construir. Queremos transformar o Governo do Ceará até o final de 2022 num governo digital, que os serviços à população sejam todos digitais, que o Ceará possa acelerar o seu processo de conectividade, simplificando e melhorando a qualidade dos serviços à população”, disse.

Representantes da Amazon e do Governo do Ceará participaram da solenidade de assinatura do convênio          Foto: Divulgação 

Camilo Santana ressaltou, ainda, que o Governo do Ceará construiu o Cinturão Digital e o Estado tem a maior rede de fibra óptica de conectividade do Brasil. E que Fortaleza é o centro de conexão de cabos de fibra óptica que chegam ao Brasil, vindos dos Estados Unidos, da Europa e da África, fazendo daqui um Hub de Telecomunicações.

Já o representante da Amazon lembrou que o Ceará tem um foco na expansão da política de governo digital, expandindo isso para uma sociedade onde há empresas, pesquisa, desenvolvimento e ensino, proporcionou o ambiente perfeito para o lançamento deste centro, que é o primeiro da América Latina. “Queremos na primeira jornada nossa atingir 1.000 cidadãos – sendo 700 deles estudantes e professores – e 300 funcionários públicos e a sociedade”, explicou Paulo Cunha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho disse que o Ceará está dando mais um importante passo na consolidação do seu Hub Tecnológico. “Hoje estamos colocando o pé da Amazon, da AWS, no Ceará. Temos outros projetos para anunciar em breve. Mas estão aqui no Ceará a Google, sediada e contratando nessa estrutura da Etice, a IBM, a Oracle, Microsoft. O Ceará está trazendo os grandes players do mundo da transformação digital para colaborar com esse projeto, que é definitivo do seu Governo e a grande consagração vai ser a entrega de um governo totalmente digital”, afirmou Maia Júnior.

O titular da Secitece destacou que o Ceará tem uma rede fantástica, uma política de Estado, com as 122 escolas profissionalizantes, uma rede de educação superior com seis universidades públicas – estaduais e federais, além da rede de formação tecnológica do IFCE com 36 unidades no interior do Ceará, então a Amazon vai encontrar aqui uma base de gente de muita qualidade para colaborar com esse projeto.

“Lembro que o segundo laboratório de Inteligência Artificial do Brasil foi criado aqui pelo presidente da nossa Funcap, dentro da UFC, que expandiu-se para a Uece. Temos uma rede colaborativa muito grande. Se tem um ganha, ganha, é exatamente esse. Vamos ganhar muito e a Amazon vai ganhar muito também, com a qualidade dos jovens formados no Ceará”, asseverou Inácio Arruda.

Já o presidente da Etice destacou que esse é um dia muito importante para o Ceará, pois formaliza uma relação, atraindo para o Ceará a líder de computação em nuvem do mundo. “Essa atuação vai ser importante, pois vai impactar em algo que é crucial para o futuro do Ceará, que é a educação de pessoas. O Centro de Competência e Transformação Digital tem como um dos pilares a empregabilidade, o empreendedorismo, além da pesquisa e desenvolvimento”, salientou Adalberto Pessoa.

Veja o vídeo da solenidade:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/1026889294478130

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection