CONQUISTA ANTECIPADA

Governo do Ceará atinge meta de 50% das escolas de ensino médio da sua rede serem transformadas em tempo integral

Por Marcelo - Em 30 de junho de 2021

Em solenidade realizada no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana anunciou a implementação de mais 46 novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), que estão localizadas em 37 municípios. Com isso, o Ceará chega a 324 escolas em tempo integral, sendo 201 EEMTIs e 123 EEEPs (profissionalizantes), atingindo a meta de mais de 50% das escolas regulares de ensino médio existentes no Estado serem transformadas em escolas de tempo integral, já a partir do segundo semestre. Essa meta era prevista para o final de 2022 e foi alcançada com muita antecedência.

“São 26 municípios recebendo escola de tempo integral pela primeira vez, fruto de um grande diálogo entre o Governo do Ceará, as prefeituras municipais, bem como a população, que acaba sendo a principal beneficiada com estas novas unidades educacionais”, disse Camilo. As novas EEMTIs que chegam a 37 municípios cearenses como Aracati, Caucaia, Forquilha, Maracanaú, Sobral, Tianguá, Uruburetama, dentre outros, pois algumas cidades foram contempladas com mais de uma unidade.

Izolda Cela, Camilo Santana e Eliana Estrela anunciaram a antecipação da meta prevista para 2022                  Foto: Divulgação

A secretária de Educação, Eliana Estrela, ressaltou que este momento é de grande relevância para a comunidade estudantil, pois promoverá um maior desenvolvimento cognitivo dos alunos, que poderão escolher até duas disciplinas que mais se adequem às suas necessidades e habilidades.

A vice-governadora, Izolda Cela, salientou que este é um momento a ser comemorado por toda a população cearense. Destacou, também, a parceria dos municípios e lembrou que esse avanço traz inúmeros benefícios para a comunidade escolar, e para a sociedade como um todo.

Diretamente do Paço Municipal, de forma online, o prefeito José Sarto participou da solenidade, que foi marcada pela Escola de Ensino Médio Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, situada no bairro Coaçu, que passa a integrar o novo grupo de unidades de ensino em tempo integral e foi uma solicitação da própria comunidade residente naquela região da Capital.

Ainda durante a solenidade virtual, outras escolas da capital cearense, bem como dos municípios do Estado beneficiados com esta ação – que integram as 20 Credes existentes no Ceará -, receberam as placas e documentação que marcam a transformação das suas respectivas unidades de ensino escolhidas, em EEMTIs.

Ao encerramento, o chefe do Executivo estadual disse ter feito questão de realizar o evento virtual. “Para mostrar a importância da educação no Ceará, o exemplo para o Brasil orgulho para todos e o que isso muda na vida dos jovens cearenses. É impressionante os depoimentos que tenho visto dos jovens que estudam em escolas de tempo integral e de ensino profissionalizante. Essa é uma política fundamental, que acreditamos e defendemos como política de Estado, para transformar a vida dos jovens cearenses”, completou Camilo Santana.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection