COMBATE À COVID-19

Fortaleza: quarta capital do País melhor avaliada em transparência pela OKBR

Por Marcelo - Em 27 de julho de 2021

A Prefeitura de Fortaleza conquistou o 4º lugar entre as capitais de maior transparência no enfrentamento ao coronavírus, conforme o Índice de Transparência da Covid-19 da Open Knowledge Brasil (OKBR). Foram avaliadas as iniciativas de maior transparência das gestões municipais com base na qualidade dos dados e informações relativas à pandemia, além dos portais de transparência das capitais. O resultado foi comemorado pelo prefeito José Sarto em suas redes sociais.

Foram melhor avaliados os portas que continham navegação simples e direcionamento objetivo para o cidadão. Entre os níveis alto e bom, ficaram somente sete capitais entre as 21 avaliadas, com Fortaleza obtendo 72 pontos. Em 1º lugar ficou João Pessoa, 95 pontos, seguida de Manaus e Vitória empatadas em 81 cada, e Recife na terceira colocação, com 78. A avaliação pode ser acessada pelo endereço https://transparenciacovid19.ok.org.br.

José Sarto pausa o intenso trabalho para um café na varanda do Paço               Foto: Divulgação

A gestão municipal tem adotado diversas ações, como uma área exclusiva no Portal da Transparência para divulgação dos contratos, processos de aquisição e despesas aplicadas no combate ao coronavírus além do hotsite especial de enfrentamento à pandemia, permitindo ao cidadão exercer controle social sob a gestão pública.

Um outro exemplo de boas práticas desenvolvido pela administração municipal é a disponibilidade da lista de pessoas que estão agendadas para receber a vacina, além da consulta nominal da população já imunizada, o que facilita o acesso do cidadão e o acompanhamento dos órgãos de controle externo.

Segundo o prefeito da capital cearense, a transparência dos atos públicos é compromisso e dever da gestão. “O enfrentamento à pandemia tem sido o maior de nossos desafios, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, priorizando vidas, protegendo a saúde da nossa gente e conferindo transparência a todas as ações. O levantamento enaltece o esforço de nossas equipes de controladoria e gestão, que estão empenhadas em tratar com clareza e correção os atos da administração municipal”, afirmou o José Sarto.

Para a secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Christina Machado, o resultado fortalece as boas práticas de governança adotadas. “Diante desse resultado, Fortaleza se consolida entre as capitais de maior transparência do País e isso mostra o compromisso da administração com o cidadão”, destacou Christina.

“A pandemia nos trouxe inúmeros desafios, um deles foi a comunicação rápida e efetiva com a população e os órgãos de controle. Ser transparente é primordial durante a condução das atividades de enfrentamento à Covid-19, o que nos levou a esta bela colocação entre as capitais, conforme o ranking da Open Knowledge Brasil. Agradecemos a todos os servidores municipais que nos auxiliam nesta missão de facilitação ao acesso aos dados de interesse público”, concluiu a secretária da Saúde, Ana Estela Leite.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection