RECONHECIMENTO ÀS INICIATIVAS

Fortaleza agraciada com o Prêmio Cidade Caminhável, do Movimento SampaPé!

Por Marcelo - Em 11 de agosto de 2021

Fortaleza ganhou o Prêmio Cidade Caminhável 2021, na categoria Cidades Grandes, pelo documento Plano Municipal de Caminhabilidade. O projeto, inscrito pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, concorreu com outros 28, pertencentes a 16 cidades de dez estados e do Distrito Federal. O prêmio é promovido pelo Movimento SampaPé!, objetivando reconhecer e premiar iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para melhoria da caminhabilidade.

Projeto Calçada Viva torna o andar a pé mais seguro e agradável                       Foto: Divulgação

A iniciativa conta com apoio nacional do ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento) e internacional da organização Walk 21, movimento iniciado no ano 2000 para discutir e estimular a mobilidade a pé. Também foram premiadas as cidades de Conde (PB) e Caruaru (PE), nas categorias cidade pequena e cidade média, respectivamente. O resultado foi divulgado no site www.premiocidadecaminhavel.org.

O prefeito José Sarto celebrou o reconhecimento e destacou políticas de incentivo à caminhabilidade no município. “Temos em nossa cidade várias ações que buscam beneficiar quem anda a pé, tornando a experiência mais segura e agradável, como as Calçadas Vivas, as Áreas de Trânsito Calmo, a Cidade da Gente”, enfatizou.

O Plano Municipal de Caminhabilidade apresenta oito documentos técnicos construídos com a participação da sociedade, tendo como foco incentivar a política de estímulo à caminhada na capital cearense. “A cartilha e o manual técnico são o resultado prático dos estudos apresentados nos outros documentos. A partir deles, os moradores podem adequar seus espaços, ajudar na construção de uma cidade em que caminhar a pé seja uma prática comum”, explicou a secretária Luciana Lobo, titular da Seuma.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection