RACE TO ZERO

Fortaleza adere à campanha global para reduzir a emissão de gases poluentes

Por Marcelo - Em 4 de agosto de 2021

A Prefeitura de Fortaleza assinou nesta quarta-feira (4), a adesão à campanha Race to Zero (Corrida ao Zero), agenda global promovida pela Organização das Nações Unidas que tem a meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. O ato aconteceu em Brasília, durante o evento “Fechando o ciclo de ambição com a Corrida ao Zero no Brasil”.

Luciana Lobo participou do evento da ONU, na Embaixada Britânica                Foto: Divulgação

Isso demarca compromissos assumidos pelo município de Fortaleza, que incluem a criação de ruas verdes, redução da poluição do ar, desenvolvimento de edifícios com zero carbono, avanços em sistemas energéticos resilientes e sustentáveis, dentre outros. A secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, representou o prefeito José Sarto na solenidade.

Segundo o prefeito, o debate sobre o clima precisa ser feito com seriedade, sem negacionismos, e, com a adesão à campanha, a capital cearense reafirma esse compromisso. “Queremos que Fortaleza seja protagonista nesse debate sobre o futuro, mas que requer ações desde agora, com práticas sustentáveis, políticas de incentivo e iniciativas que preservem o meio ambiente, estimulando uma mudança de cultura. A questão climática tem pautado o mundo inteiro e a adesão de Fortaleza ao Race to Zero mostra o nosso compromisso com essa importante agenda”, afirmou José Sarto.

Com a adesão à Race to Zero, Fortaleza une-se a mais de 700 cidades do mundo, centenas de instituições de ensino superior, lideranças empresariais e políticas em um grande movimento para chegar ao fim das emissões de carbono na atmosfera até 2050, conforme a ONU pretende.

E deixa ainda mais claro o comprometimento da cidade com o planejamento de ações de mitigação e adaptação no contexto das mudanças climáticas. “Ser parte dessa agenda global significa empenhar-se por um bem universal e coletivo que representa a continuidade da vida para as gerações futuras”, destacou Luciana Lobo.

O encontro desta quarta-feira foi realizado pelo governo da Grã-Bretanha, na sede da Embaixada Britânica na Capital Federal, e teve a presença de Alok Sharma, presidente da COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021).

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection