TRABALHO INTEGRADO

Fiocruz e Uece fecham parceria para desenvolver vacina cearense contra Covid

Por Marcelo - Em 10 de junho de 2021

Uma reunião virtual envolvendo integrantes do Governo do Ceará, Uece e Fundação Oswaldo Cruz, realizada nesta quinta-feira (10), selou o interesse da fabricante nacional de imunizantes em trabalhar no desenvolvimento da vacina cearense contra a Covid 19, batizada de HH-120-Defenser.

O titular da Secitece, Inácio Arruda, e o reitor da Uece, Hidelbrando Soares conversaram com dirigentes da Fiocruz e cientistas que trabalham no desenvolvimento do imunizante, visando fortalecer a parceria entre Uece e Fiocruz na produção da vacina no futuro.

Pesquisadores da Uece e da Fiocruz realizarão o desenvolvimento em conjunto da HH-120-Defenser                 Foto: Divulgação

Os pesquisadores Izabel Florindo Guedes e Ney Almeida apresentaram, com detalhes, todos os passos da pesquisa, que se encontra na fase clínica. A vacina foi testada com sucesso em laboratório e já foi solicitada a autorização da Anvisa para a realização de testes com humanos.

Participaram da reunião o presidente da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; o diretor da Fiocruz, Wilson Savino, e os pesquisadores Carlos Celedônio, Beatriz Fialho e Sotiris Missailidi. O secretário Inácio Arruda ressaltou o papel do governador Camilo Santana, que determinou a realização de tudo que for necessário para o desenvolvimento da vacina.

Os pesquisadores explicaram que a vacina HH-120-Defenser propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado e que não causa infecção em seres humanos. Essa vacina é constituída por uma cepa muito parecida com o SARS-CoV-2, capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra o novo coronavírus.

Os representantes da Uece e da Fiocruz acertaram a realização de uma oficina de trabalho, no fim do mês de junho, com o objetivo de aprofundar as relações entre as duas instituições com vistas à fabricação do imunizante cearense.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection