31 de maio de 2020

ESTRATÉGIAS

Élcio Batista e Flávio Ataliba esclarecem sobre a retomada econômica no Ceará

O secretário Chefe da Casa Civil, Élcio Batista, e o secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, realizaram uma Live neste domingo (31), com as observações em relação do plano de retomada econômica no Ceará, mas de maneira regionalizada, devido aos estágios de disseminação do novo coronavírus.

Élcio Batista lembrou que o isolamento social persiste                            Foto: Portal IN News

Élcio lembrou que o novo decreto do governador Camilo Santana determinou o isolamento social rígido em sete municípios e que o transporte intermunicipal será liberado na Fase 4. Nesta Fase de Transição voltam o transporte metropolitano e o metroviário.

Flávio Ataliba informou que o funcionamento das escolas e das universidades também só será liberado na Fase 4, uma vez que estas atividades geram grandes aglomerações, o que ainda não pode ser feito. Em especial após um período longo de isolamento.

“Por isso é importante a Fase de Transição, para que o comportamento da população possa ser observado, no sentido de continuar respeitando todas as normas de segurança sanitária, atendendo os protocolos. A segunda onda de pandemia tende a ser muito mais grave que a primeira. É preciso a transição para que a população entenda que a situação ainda é grave”, asseverou Ataliba.

Élcio Batista lembrou que o decreto de isolamento social foi renovado, com sete municípios tendo o isolamento rígido, enquanto outros 54 foram orientados a adotar medidas mais restritivas, a depender da avaliação das gestões municipais.

“Sobre praias, parques e espaços públicos em geral, continuarão fechados, pois essa é a única alternativa que a gente tem para reduzirmos os níveis de contágio, enquanto não temos uma vacina ou uma medicação eficaz. Por isso, precisamos adotar um conjunto de medidas para mantermos o distanciamento social, sobretudo com pessoas que não foram infectadas. E é preciso muita responsabilidade de todos, pois a maioria das pessoas, muitas vezes, não sabem que estão com o vírus, e o pior, transmitindo”, afirmou.

Consultórios odontológicos poderão realizar o atendimento de seus pacientes, desde que atendendo a todos os protocolos médicos e sanitários. “A cadeia da saúde foi totalmente liberada, envolvendo a indústria, o comércio e os serviços. Mas, desde que as pessoas adotem os cuidados de saúde e sanitários, com todos se protegendo”, ressaltou o chefe da Casa Civil.

Muitos internautas perguntaram sobre o funcionamento dos shopping centers no Ceará e Élcio Batista lembrou que eles serão liberados na Fase 1, com parte das lojas permitidas, como farmácias, pet shops, bancos, óticas, calçados e roupas, mas desde que Fase de Transição transcorra de maneira tranquila.

Flávio Ataliba disse que servidores continuam em teletrabalho

Flávio Ataliba afirmou que o funcionalismo público continuará atuando por meio do teletrabalho, mas houve mudança no horário daqueles de serviços essenciais, que iniciarão suas funções às 9 horas.

Restaurantes começam a funcionar parcialmente, no horário de almoço, na Fase 2, e na Fase 3 no jantar, mas sem shows ou música ao vivo, que geralmente são utilizados para atrair mais clientes. Na Fase de Transição continua sendo apenas permitido o funcionamento do delivery e do drive thru.

Academias estarão liberadas na Fase 4, mas ainda está sendo analisada a liberação de atividades físicas acompanhas de um profissional capacitado, pois é preciso um cuidado nesse contato entre as pessoas.

A cadeia da construção civil está liberada, inclusive comércio e serviços, para reformar em residências ou condomínios, mas desde que seguindo todos os protocolos de saúde. Inclusive as imobiliárias, mas com apenas 30% dos seus funcionários.

As óticas podem abrir durante a Fase de Transição, mas os proprietários devem tomar cuidado para não trazerem todos os seus funcionários de uma só vez, sempre evitando aglomeração de pessoas dentro dos estabelecimentos. Ambos lembraram que as empresas devem consultar, no site da Sedet, o CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Econômica) das mesmas, para poderem tirar dúvidas sobre em qual fase poderão trabalhar e em qual percentual de atividade presencial.

O Governo do Ceará já está no processo de transformação digital. “E é isso que a gente vai ver, cada vez mais, a partir de agora. Aquele atendimento presencial, com deslocamentos e aglomeração de pessoas em lojas, ficará cada vez mais reduzido”, destacou Élcio Batista.

Ele ainda ressaltou que as pessoas terão de conviver durante muito tempo com a doença, pois as vacinas estão em processo de desenvolvimento e, até que elas entrem no mercado de maneira maciça, e uma grande parte da população seja imunizada, o vírus continuará circulando.

O Detran continuará com as atividades presenciais suspensas na próxima semana, assim como os atendimentos nas unidades do Vapt-Vupt. Dependendo de como a disseminação do coronavírus evoluir no Estado, eles retornarão.
“O Governo do Ceará já estava com 90 serviços digitais para serem oferecidos à população quando a pandemia iniciou, e o governador não teve tempo de fazer o lançamento. Mas estamos acelerando esse processo”, completou Élcio Batista.

Assista ao vídeo completo:

Tira-dúvidas – Governo do Ceará

Tira-dúvidas sobre o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais.Estaremos ao vivo a partir das 15h. Envie sua pergunta!📲 Baixe o Ceará app: https://bit.ly/2MdcNh1´ #coronavirus #tira-duvidas #cearaapp. #livedetira-duvidas #governodoceara

Publicado por Governo do Estado do Ceará em Domingo, 31 de maio de 2020

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection